A maior rede de estudos do Brasil

Proteção a direitos humanos: prevenção e proibição da tortura

Sobre as estruturas e ações do Poder Executivo federal na prevenção e enfrentamento à tortura, marque a opção correta:

 

a. A coordenação das ações de prevenção e combate à tortura, no âmbito federal, é de responsabilidade do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP).

b. O Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN) do Ministério da Justiça e Segurança Pública é o órgão executivo que acompanha e controla a aplicação da Lei de Execução Penal e das diretrizes da Política Penitenciária Nacional, elaboradas pelo Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP).

c. O PROVITA, criado pela Lei nº. 9.807, de 1999, é programa responsável por proteger somente adolescentes que são vítimas de tortura.

d. A Coordenação Geral de Combate à Tortura e à Violência Institucional (CGCTVI) é órgão integrante do Departamento Penitenciário Nacional responsável pela execução de ações visando a criação de sistemas estaduais de prevenção e combate à tortura.

e. No Ministério da Justiça e Segurança Pública, funcionam o Comitê Nacional de Prevenção e Combate à Tortura, o Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura e a Coordenação Geral de Combate à Tortura e à Violência Institucional.


1 resposta(s)

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes