Buscar

preciso da resposta correta

Entre as mudanças que marcaram o período em que nascera a Sociologia como uma nova ciência do conhecimento está a das mentalidades, sendo que as mentalidades medievais serão gradualmente substituídas pelas mentalidades renascentistas. Este será o momento em que as concepções de homem, natureza, religião, produção e circulação de mercadorias sofrerão abalos profundos no interior de suas origens, finalidades e sentidos junto à sociedade. Diante disto, disserte sobre as principais diferenças entre as duas formas de mentalidades da Época Medieval e Renascentista.

💡 1 Resposta

User badge image

Icara Makoski


MENTALIDADES MEDIEVAIS:

Concepção predominante era o Teocentrismo, na qual Deus é o centro do universo. A Bíblia representa o documento de maior referência à elaboração de conhecimentos. Os fatos e fenômenos ocorriam por vontade divina. O homem é tido como um pecador que deve expiar seus erros o tempo todo. Os bens materiais e vida terrena não possuem valor; a capacidade de pensar deveria estar subordinada à fé.

MENTALIDADES RENASCENTISTAS:

Predomínio da ideologia do Antropocentrismo, na qual o ser humano é o centro das preocupações. A razão, os métodos e as experiências científicas servirão de base à elaboração do conhecimento, o homem é responsável pelo seu destino e capaz de transformar a realidade na qual se encontra, deve então construir, navegar, descobrir, dominar, explorar. A fé será conduzida ao aspecto religioso e a razão terá prioridade diante do ofício da ciência e dos estudos da natureza.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais