Buscar

1. Comente a frase final do Juiz:

I.  Leia parte da matéria abaixo, publicada pelo Jornal Gazeta Mercantil de São Paulo (em 05.02.1993), e depois responda as questões a seguir.

 

Juiz não autoriza transplante de rim e paciente morre

O comerciante C.A.F. precisava de um transplante de rim. O Juiz R.B.O. não autorizou o pedido, alegando falta de regulamentação de uma lei federal. O comerciante morreu. O fato foi comunicado pelo advogado A.M.J., que no dia 11 de dezembro último ingressou na 28ª Vara Cível da capital com um pedido de autorização judicial para retirada e transplante de um dos rins do garçom F.C.S., amigo do comerciante. Agora o advogado prepara-se para fazer uma representação junto ao Conselho Superior de Magistratura contra o juiz.

A.M.J explicou que pela Lei n. 8.489, de 18.11.1992, a retirada do transplante de pessoas vivas que não possuem parentesco entre si só pode ser realizada mediante autorização judicial.

Publicada no dia 20 de novembro, a lei deveria ser regulamentada no prazo máximo de 60 dias, contados a partir daquela data. A petição apesar de acompanhada de documentação do Hospital F.R. informando que só faria o transplante com autorização, foi negada pelo juiz, exatamente sob argumento de que a lei ainda dependia de regulamentação.

De acordo com o advogado, ao apresentar a petição, ele tentou despachar diretamente com o juiz, em virtude da urgência do caso. Esse teria afirmado não poder decidir no momento por desconhecer os detalhes da nova legislação. “Ele demorou quatro dias para decidir. Então procurei-o novamente para tentar sensibilizá-lo da gravidade da situação, mas ele alegou estar agindo de acordo com sua consciência e, se eu quisesse, deveria interpor o recurso cabível, afirmou o advogado”.

Segundo ele, no dia 21.12 foi interposto o recurso de apelação e estava sendo reunida a documentação para ingresso com medida cautelar inominada junto ao Tribunal de Alçada, mas o paciente morreu em 18.01, um dia antes de esgotado o prazo pra regulamentação da lei.

 

Após a leitura, responda o que se pede:

 1. Comente a frase final do Juiz: “Os Tribunais existem exatamente para modificar uma decisão do juiz, caso julguem que ele cometeu erro”. Quanto a posição do hospital, ele observou que “não se precisa de lei especial para salvar vidas”.


💡 1 Resposta

User badge image

Luana Ventura

...

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais