Buscar

Quais são os nucleos da base e suas funções ?

💡 1 Resposta

User badge image

Giovana Perez

Núcleo caudado; Núcleo lentiforme (dividido em duas porções o globo pálido e o putame); Claustro; Corpo amigdalóide; Núcleo basal (“Meynert”); Núcleo acumbens.

Os núcleos caudado e lentiforme formam o corpo estriado (planejamento motor, apresentando conexões de mesencéfalo e o diencéfalo).

Claustro (claustrum – barreira): é uma fina lâmina de substância cinzenta, localizada entre as cápsulas externa e extrema.

Núcleo caudadoem forma de arco, se relaciona com o ventrículo lateral. A porção anterior é dilatada constituindo a cabeça do núcleo caudado (relaciona-se lateralmente com o ventrículo lateral). Posteriormente, o núcleo caudado se continua, mais estreito, com o corpo (localizado próximo ao assoalho do ventrículo lateral), terminando em uma porção bastante afilada, denominada de cauda (localizada próxima ao corno temporal do ventrículo lateral).

Núcleo lentiforme: formado medialmente pelo globo pálido e, lateral pelo putâmen. O globo pálido é separado do núcleo caudado e tálamo pela cápsula interna, sendo fundamental para o controle de movimentos inviluntarios. O corpo estriado é dividido em: estriado (formado pelo núcleo caudado e putame), e o pálido (constituído pelo globo pálido). 

Núcleo basal: formado por neurônios colinérgicos, localiza-se anteriormente ao globo pálido.  Conecta-se ao sistema límbico e ao córtex cerebral, apresentando funções correlacionadas com a memória.

Tálamo: O tálamo é um dos mais importantes centros de integração de impulsos nervosos

Corpo amigdalóidelocaliza-se próximo à cauda do núcleo caudado, no lobo temporal. Tem amplas conexões com o sistema límbico, relacionando-se com o comportamento sexual e agressividade.

Núcleo acumbens: localizado entre a cabeça do núcleo caudado e o putâmen. 

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais