Buscar

O que seria o Método Situacional??

💡 6 Respostas

User badge image

Raulliny Victória

método situacional compõe-se de jogadas básicas extraídas de situações de jogo envolvendo comportamentos individuais e coletivos .

1
Dislike0
User badge image

Robson Carneiro Silva

compõe-se de jogadas básicas extraídas de situações de jogo.

1
Dislike0
User badge image

Josias Mendes

É um método que permite simular situações de jogos em momentos isolados, de igualdade numérica (1×1, 2×2, 3×3, 4×4) e situações de desigualdade numérica (2×1, 3×2, 4×3). Ainda, permite ensinar, vivenciar e treinar os fundamentos e as ações táticas ofensivas e defensivas dentro da modalidade esportiva.

A ideia central do método é utilizar o jogo como facilitador da Pedagogia do esporte, tendo como vantagem atribuir ao esporte uma função educativa, não somente para o ensino das modalidades, mas também uma prática atrelada a valores como inclusão, convivência, respeito, integração, socialização e ética.

Através do método situacional, o aluno ou atleta se defronta com situações próprias do jogo e, suas capacidades técnicas e táticas são trabalhadas concomitantemente. Para isto, deve haver uma diminuição na complexidade do jogo (menos jogadores, mais espaço, etc.) fazendo com que o aprendiz execute uma grande quantidade as ações, gerando maior motivação e compreensão do jogo, proporcionando manifestações autônomas e criativas.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais