Buscar

O que é corrosão galvânica e como envitar?

💡 3 Respostas

User badge image

Lilian Coimbra

Corrosão galvânica é o resultado da exposição de dois metais diferentes no mesmo ambiente e é mais perceptível quando eles são conectados eletricamente de forma direta. Com base no potencial relativo de ambos os metais, aquele que é menos nobre irá corroer à custa do que é o mais nobre, o que oferece uma proteção para o metal catódico.

A corrosão galvânica pode ser evitada através de vários métodos:

  • Selecione metais e ligas o mais próximo possível da série galvânica ( que determina a nobreza de metais e semi-metais);
  • Evite o efeito de área desfavorável de um pequeno ânodo e grande cátodo;
  • Isole metais diferentes sempre que possível;
  • Aplique revestimentos com cautela. Pinte o cátodo (ou ambos) e mantenha os revestimentos em bom estado no ânodo;
  • Evite juntas e conexões roscadas para materiais distantes na série galvânica.


0
Dislike0
User badge image

valeria castro

corrosão galvânica é um processo eletroquímico que ocorre OBRIGATORIAMENTE na presença destes 3 elementos: Materiais diferentes entre si (ânodo e cátodo), eletrólito (meio) e o contato elétrico entre os materiais. Portanto, de forma simplista, para eliminar a corrosão galvânica basta eliminarmos um destes elementos.

É a diferença de potencial entre os dois materiais que abre o caminho para a corrosão galvânica. Por meio de reações de oxidação e redução, íons migram de um material para outro. Aquele que perde os íons é o ânodo e preferencialmente sofrerá a corrosão, e o que recebe os íons é o cátodo. Para isso acontecer é preciso que os materiais estejam em contato direto ou indireto (caminho de condução) em um meio (condutor elétrico líquido ou sólido).

0
Dislike0
User badge image

Emilly Silva

Em relação a Corrosão Galvânica é um segmento eletroquímico em que um metal passa por uma corrosão preferencialmente em associação a outro quando os dois metais estão em ligação elétrica e aplicados em um eletrólito. O que pode acarretar em uma tensão, podendo ser de maneira química ou eletrólita.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais