Buscar

O que é débito e crédito em contabilidade?

💡 4 Respostas

User badge image

Arilo Neto

Débito é a natureza de uma conta de ativo por exemplo, quando debita-se alguma conta do ativo você está aumentando o saldo dela, já quando você credita uma conta do ativo você está diminuindo o saldo dela;

Já nas contas de passivo é o contrário, quando creditamos uma conta do passivo estamos aumentando esse passivo, e quando debitamos estamos diminuindo.

1
Dislike0
User badge image

Sara Santana

Debitar significa anotar na coluna do Débito de uma conta, para aumentar o seu valor (se a conta representa um Bem ou um Direito), ou para diminuir seu valor (se a conta representa uma obrigação).

Creditar significa registrar uma importância na coluna de Crédito de uma conta, para aumentar seu valor (se a conta representa uma obrigação), ou para diminuir seu valor (se a conta representa um Bem ou Direito).

Débito é a aplicação de recurso, enquanto Crédito é a origem do recurso aplicado. Ou seja, quando um contador faz um lançamento a débito em uma conta, significa que o dinheiro, o bem ou o serviço destina-se àquela conta. Agora, quando ele faz um lançamento a crédito em uma conta, significa que o dinheiro, o bem ou o serviço teve origem naquela conta.
1
Dislike0
User badge image

Neemyas Santtos

Débito é a aplicação de recursos, enquanto o crédito é a origem do recurso aplicado. Ou seja, quando um contador faz um lançamento a débito em uma conta significa que o dinheiro, o bem ou o serviço destina-se àquela conta. Agora quando ele faz um lançamento a crédito em uma conta, significa que o dinheiro, o bem ou o serviço teve origem naquela conta.
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais