A maior rede de estudos do Brasil

O desenvolvimento da tecnologia de separação por membranas tem proporcionado o aparecimento de alternativas nos processos

O desenvolvimento da tecnologia de separação por membranas tem proporcionado o aparecimento de alternativas nos processos industriais, atendendo a aspectos econômicos, humanísticos e ambientais. De acordo com o tamanho do material retido, o processo é classificado como microfiltração (MF, partículas em suspensão), ultrafiltração (UF, macromoléculas), nanofiltração (NF, açúcares e sais bivalentes) e osmose reversa (OR, sais monovalentes). Em todos os casos, a água flui através da membrana, carregando o material não retido e formando o permeato. Com relação ao contexto apresentado, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:


(    ) A osmose reversa e a nanofiltração podem retirar partículas do tamanho de um íon.

(    ) A utilização de membrana vem desde 1960, quando foram desenvolvidas membranas de acetato de celulose para a osmose reversa, verificando as possibilidades de utilizá-la no tratamento de águas e águas residuárias.

(    ) A nanofiltração é mais utilizada para diminuir e, em parte, para desmineralizar água salobra ou pouco salina, e a osmose reversa, para dessalinizar a água do mar ou águas salobras.

(    ) A  microfiltração e a ultrafiltração são processos que necessitam de uma pressão de serviço maior que 5 bars, e são mais utilizadas para separação sólido/líquido e eliminação de partículas.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

a) V - V - V - F.b) F - V - V - V.c) V - F - F - V.d) V - V - F - F.


2 resposta(s)

User badge image

Alex Oliveira

Há mais de um mês

Complicado.
Complicado.

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes