Buscar

Os sistemas de classificações documentárias são construídos sobre princípios que vão nortear seu desenvolvimento e os tornam ideais

Os sistemas de classificações documentárias são construídos sobre princípios que vão nortear seu desenvolvimento e os tornam ideais como ferramentas gerais de organização do conhecimento. A Classificação Decimal Universal (CDU) possui características estruturais distintas de outros sistemas de classificação. Entre as características estruturais da CDU estão a decimalidade; a universalidade; seu caráter hierárquico e seu caráter analítico sintético. Neste sentido, disserte sobre as características da CDU.

💡 1 Resposta

User badge image

bia isaac

Resposta Esperada:

Decimalidade: o universo do conhecimento foi concebido como uma unidade dividida em dez grandes classes, num processo teoricamente infinito até se atingir o nível de detalhamento requerido ou satisfatório. É de notar que o emprego dos algarismos arábicos como notação não é exigência do princípio da decimalidade, mas foram preferidos devido ao caráter universal de sua utilização.


Universalidade: significa, em primeiro lugar, que o sistema tem, em princípio, a pretensão e a capacidade de oferecer conceitos e símbolos para representar a totalidade do conhecimento em determinada fase de sua evolução, com estrutura e previsão de espaço para acomodar futuros desenvolvimentos desse conhecimento, tanto em suas manifestações isoladas quando nas relações multiformes que costuma ostentar. É universal, também, no sentido de que emprega símbolos, numéricos e não numéricos, de conhecimento e emprego unívocos em todos os contextos culturais de todos os quadrantes da terra.


Caráter hierárquico: como a maioria das classificações filosóficas, cuja influência histórica inevitavelmente sofreu, reflete a concepção do mundo como uma unidade rigorosamente estruturada em partes necessariamente subordinadas ao todo de que dependem e de cuja natureza participam.


Caráter analítico sintético: embora não seja, dentre as características básicas a mais aparente, nem a que mais identifica a CDU, pode ser atribuída, uma vez que a classificação decimal universal concilia e equilibra as exigências e os rigores dos esquemas hierárquicos, com a multifacetação dos sistemas. Diversos aspectos de um mesmo assunto são tratados com o mesmo cuidado relativo a sua importância no contexto em que ocorre, em razão dos pontos de vista e interesses divergentes dos usuários da informação nele contida.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais