Buscar

ccc

 Marque F (falso) ou V (verdadeiro) para as seguintes questões: A desigualdade de renda repercute de maneira direta nas desigualdades educacionais: ( ) É por isso que o Brasil vive o paradoxo de ser uma das 10 economias mais potentes do mundo e ao mesmo tempo ocupar o 67º lugar no IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). ( ) O estudo da desigualdade escolar não pode ser atribuído apenas ao nível socioeconômico das famílias. Esta é uma das variáveis que menos repercute sobre o rendimento dos alunos. ( ) As condições de vida dos 30% mais pobres do Brasil são inaceitáveis para o resto da população. Como lembra Casassus (2007, p. 38), foi-se criando uma distância cada vez maior entre, de um lado, os que têm uma boa educação e uma boa situação econômica e, de outro, os que correm o duplo risco de ter uma educação deficiente e viver na pobreza. ( ) É possível inferir que o sistema educacional está enraizado em uma sociedade estruturada por relações sociais desiguais, com consequências profundas no rendimento escolar. Uma sociedade injusta não consegue produzir uma escola justa. ( ) Em nossa sociedade, a escola funciona como uma instituição limitadora das oportunidades, uma vez que a outorga do diploma escolar não garante mais uma colocação segura no mercado de trabalho e tampouco representa expectativas ampliadas em relação ao futuro. 

💡 1 Resposta

User badge image

Servidor Ini

Olá,

Vamos analisar as alternativas:

A desigualdade de renda repercute de maneira direta nas desigualdades educacionais:

(V ) É por isso que o Brasil vive o paradoxo de ser uma das 10 economias mais potentes do mundo e ao mesmo tempo ocupar o 67 lugar no IDH (índice de desenvolvimento humano).

Verdadeiro - A desigualdade de renda e de acesso a educação reflete no baixo IDH.

(V ) O estudo da desigualdade escolar não pode ser atribuído apenas ao nível socioeconômico das famílias. Esta é uma das variáveis que menos repercute sobre o rendimento dos alunos.

Verdadeiro - Outras variáveis também são fundamentais.

( V ) As condições de vida dos 30% mais pobres do Brasil são inaceitáveis para o resto da população. Como lembra Casassus (2007,p.38), foi-se criando uma distância cada vez maior entre, de um lado, os que têm uma Boa educação e uma boa situação econômica e, de outro, os que correm o duplo risco de ter uma educação deficiente e viver na pobreza.

Verdadeiro - Esse duplo risco na realidade faz referência a estes dois fatores que já estão interligados: déficit de educação e pobreza.

(V )É possível inferir que o sistema educacional está enraizado em uma sociedade estruturada por relações sociais desiguais, com consequências profundas no rendimento escolar. Uma sociedade injusta não consegue produzir uma escola justa.

Verdadeiro - A educação reflete desigualdades sociais.

(F ) Em nossa sociedade, a escola funciona como uma instituição limitadoras das oportunidades, uma vez que a outorga do diploma escolar não garante mais uma colação segura no mercado de trabalho e tampouco representa expectativas ampliadas em relação ao futuro.

Falso - O desenvolvimento educacional está relacionado a oportunidades de desenvolvimento social.
3
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais