Buscar

Explique esta crítica feita por Sérgio Buarque.

QUESTÃO 9 - Os muitos personagens que personificam o papel do malandro na cultura brasileira demonstram traços marcantes do jeito de ser do “homem cordial”. No filme Alô, amigos, Zé Carioca representa essa malandragem ao mostrar ao Pato Donald sua influência e traquejo no Rio de Janeiro. João Grilo, personagem do livro O auto da Compadecida, de Ariano Suassuna, também explora esse papel ao conseguir benefícios por meio de sua esperteza, até mesmo após a sua morte, durante o juízo final.


💡 3 Respostas

User badge image

Emily Fonseca

Ele diz que cordialidade não diz respeito a boas maneiras, gentilea ou civilidade mas ao homem movido pelo coração e pelos sentimentos que se opõe ao homem racional.



0
Dislike0
User badge image

Tiago Tonial

NAO entendi

0
Dislike0
User badge image

Pedro Costa

explica a tese do homem cordial: homem cordial, segundo Sérgio Buarque, precisa expandir o seu ser na vida social, precisa estender-se na coletividade – não suporta o peso da individualidade, precisa “viver nos outros”. ... É por isso que Sérgio Buarque diz, também, que: “a contribuição brasileira para a civilização será o homem cordial”.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais