Buscar

Quem foi Jung?

Psicologia Analitica

💡 2 Respostas

User badge image

Nana Girassol Ateliê

Carl Gutav Jung foi um médico psiquiatra nascido em 1875 e que trabalhou em colaboração com importantes nomes da Saúde Mental no mundo, tais como Charcot e Freud. Eles iam além das práticas tradicionais em psiquiatria na época (que envolviam aplicação de sanguessugas, banhos frios, choques, lobotomias e outros métodos experimentais extremamente invasivos). Tanto Freud quanto Jung trabalhavam com a análise da fala dos pacientes, e a interpretação dos símbolos que essa fala trazia, assim como a interpretação dos sonhos desses pacientes.

Ao contrário do que muitos dizem, Jung não foi um discípulo de Freud, mas um colaborador dele no desenvolvimento das teorias da Psicanálise, pois Jung já era médico e professor quando começou a se corresponder (e posteriormente se encontrar) com Freud. Para Freud, a psique humana tinha uma "parte" consciente (que conseguimos acessar) e outra inconsciente, que normalmente só conseguimos acessar através dos sonhos, atos falhos (coisas que falamos sem querer), piadas e em estados de consciência alterada (como na embriaguez). Jung começou a discordar de Freud quando afirmou que além do inconsciente pessoal existe também um inconsciente coletivo. Discordou também em relação ao caráter sexual do desenvolvimento da psique e da energia psíquica (à qual Freud denominava energia libidinal).

Após o rompimento com Freud, Jung continuou seus estudos e pesquisas e desenvolveu o que hoje chamamos de Psicologia Analítica (ou Psicologia Junguiana), mesmo que não tivesse a intenção de formar uma "escola" e ter seguidores, tendo sempre estimulado seus colaboradores a seguirem seus próprios caminhos.

1
Dislike0
User badge image

Angela Carlos

Carl Jung foi o psiquiatra suíço responsável por fundar a psicologia analítica, que explora a importância da psique individual e sua busca pela totalidade. ... Seu trabalho influenciou vários campos além da psicologia, como a antropologia, filosofia e teologia.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais