Buscar

qual a diferença do funcionamento de uma máquina de soldagem rotativa e de uma máquina estática convencional

💡 1 Resposta

User badge image

Fernando Pedrosa

MenuCasa do Construtor | Info

SEU ORÇAMENTO

ALMANAQUE DA CONSTRUÇÃO

Dicas

Máquina de solda: quais são os tipos e quando usá-las?

Na hora de construir ou reformar um imóvel, o uso de ferramentas é indispensável para uma melhor performance. Nesse sentido, dispor de uma máquina de solda pode ser extremamente útil para realizar diversos serviços, uma vez que o processo de soldagem é capaz de unir materiais como ferro e aço, podendo ser fundamental para recuperar peças e estruturas.

 



 

Existem diferentes tipos de processos e máquinas de solda — e é justamente sobre isso que falaremos neste texto. Continue a sua leitura para conhecer os formatos mais comuns de soldagem e qual a melhor utilização de cada um deles. Confira!

Máquina de solda: quais os principais tipos?

O processo de soldagem tem evoluído ao longo dos anos e, cada vez mais, surgem técnicas avançadas para unir metais e outros materiais de modo permanente. Entre os tipos mais comuns estão a máquina de solda MIG, a TIG e as com arco manual e arame tubular.

As principais vantagens de se usar uma máquina de solda é a grande eficiência do processo, ou seja, o bom resultado estará garantido por bastante tempo. A soldagem pode ser feita em diversos tipos de materiais e com gastos, em geral, bastante razoáveis em relação ao custo-benefício do trabalho.

Vale destacar que o ideal é que a soldagem seja feita sempre em uma superfície limpa das peças em questão, a uma distância pequena, para que a ligação entre uma parte e a outra possa ser firme. O processo, portanto, é finalizado quando as duas peças são unidas por conta do calor e da eletricidade, além do material usado no preenchimento da solda.

Conheça as principais indicações de cada uma delas e nunca mais tenha dor de cabeça na hora de soldar.

Soldagem TIG

Entre todos os tipos de máquina de solda, a TIG é a mais complicada de ser manuseada, precisando, portanto, de um profissional que já tenha experiência no processo. Por outro lado, a TIG é a soldagem que apresenta os melhores resultados, podendo ser usada em qualquer metal, até mesmo nos mais diferentes, como o titânio.

Soldagem MIG

Hoje em dia a soldagem MIG é uma das mais usadas pelos profissionais da metalurgia. A máquina e o processo são semiautomáticos e, por essa razão, seu funcionamento é mais simples. A soldagem MIG é bastante comum em oficinas mecânicas e outros tipos de fábricas, principalmente porque sua operação é rápida.

A máquina de solda do tipo MIG trabalha com diversos materiais e funciona perfeitamente para unir peças em aço e alumínio. Ainda, seu custo é relativamente baixo e não causa distorção nos metais, sendo uma boa opção para quem não tem muita prática no processo, mas quer ter ótimos resultados.

Soldagem a arco manual

Este é o processo de soldagem mais antigo e já foi, também, o mais utilizado em indústrias siderúrgicas, metalúrgicas, automobilísticas e mineradoras.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais