Buscar

Quais as principais diferenças entre ruminantes e monogástricos em relação ao metabolismo da glicose?

💡 2 Respostas

User badge image

Mayara Andrade

Embora o ruminante não utilize a glicose como combustível universal para todas as células, este substrato é de fundamental importância para manutenção energética das células nervosas, da glândula mamária, da musculatura, dos tecidos fetais e em menor grau dos eritrócitos (LENG e ANNISON, 1962). Enquanto nos monogástricos, parte considerável da glicose é proveniente da absorção intestinal oriunda da digestão dos alimentos, nos ruminantes, este metabólito é oriundo da gliconeogênese, ou seja, sintetizado indiretamente a partir de diferentes compostos orgânicos. Esta adaptação metabólica é derivada da situação em que os substratos energéticos, em especial os que contêm glicose, são intensamente fermentados no rúmen.

0
Dislike0
User badge image

Leandro Aguiar

A primeira tem relação com o tamanho do tratogastrointestinal. Dos monogástricos possuem intestino com maior comprimento e estomago com menor volume. Já os ruminantes possuem o estomago com um grande volume e intestino pequeno.

Os ruminantes a maior parte da digestão ocorre no rumem, por meio das enzimas da microbiota, já nos monogástrico a biota está em regiões do intestino delgado, como o ceco.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais