Buscar

De acordo com Epicuro de Samos existe uma "receita" para saúde da alma. Que nome foi dado a essa receitas e no que ela consiste?​

Respostas

User badge image

Bruno Dos Santos

O Epicurismo surge na Grécia durante a era helenística. Cumpre fazer algumas considerações sobre esse período:

O período helenístico refere-se ao período da história da Grécia e de parte do Oriente Médio compreendido entre a morte de Alexandre o Grande em 323 a.C. e a anexação da península grega e ilhas por Roma em 146 a.C(Wikipédia)

A consequência politicamente mais importante produzida pela revolução de Alexandre foi o desmoronamento da importância sociopolítica da pólis. O grego que até então era cidadão, com o domínio macedônio torna-se súdito. Aquele ideal ético socrático, aprofundado por Platão e Aristóteles, de uma filosofia que visa ao sumo bem, os princípios primeiros, a justiça e a sabedoria, além da identidade entre homem e cidadão, não possuem mais realidade para o grego. Surge a necessidade de se buscar uma nova identidade. E essa nova identidade é a do indivíduo e é oferecida pelas novas escolas filosóficas, surgidas desse momento de ruptura. Uma dessas escolas é a fundada por Epicuro.

A filosofia ética de Epicuro ficou conhecida como Hedonismo.

O que diz a ética epicurista?

  • Que é material a essência do homem e que material deve ser a sua felicidade. Portanto, o prazer é o princípio da ética;
  • O prazer, para Epicuro, não são os excessos e os luxos, mas a ausência de dor no corpo(aponía) e a ausência de perturbações na alma(ataraxía).
  • Existem três tipos de prazeres:
  1. os naturais e necessários: ligados a conservação da vida(comer, beber, dormir)
  2. os naturais e não necessários: variações supérfluas dos prazeres naturais e necessários (comer bem, beber bem, dormir bem)
  3. os não naturais e não necessários: luxo, riqueza, fama e poder.
  • A felicidade é alcançada quando se busca satisfazer apenas os primeiros prazeres, naturais e necessários, pois os outros dois sempre provocam desejos supérfluos, o que gera perturbações na alma.
  • O Hedonismo de Epicuro, portanto, forneceu aos homens o seguinte remédio para a salvação da alma:
  1. não se deve ter medo do além, pois tudo o que existe é material;
  2. é absurdo o medo da morte, pois ou ela é apenas um instante ou não é nada;
  3. o prazer está a disposição de todos;
  4. todo mal pode ser facilmente suportável.
0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina