Buscar

Sabemos que a comunicação não acontece somente quando utilizamos a oralidade ou a escrita. A comunicação é intrínseca a própria vida e nos acompanha

Sabemos que a comunicação não acontece somente quando utilizamos a oralidade ou a escrita. A comunicação é intrínseca a própria vida e nos acompanha a todos os instantes. No ato da comunicação existem alguns elementos importante, tais como: emissor, mensagem, receptor, canal de comunicação (que é a mensagem transmitida), conjunto de signos ou códigos para elaborar a mensagem e por fim o contexto em que esta mensagem é construída. Ao elaborar uma mensagem com a preocupação de utilizar adequadamente combinações de palavra, rimas com o objetivo de chamar a atenção em relação a própria mensagem. O autor está utilizando a função da linguagem:

 

I -  Poética, utilizada por artistas com a finalidade de combinar palavras, rimas, que são recursos que fazem parte de muitos poemas.

II – Fática, utilizada em conversas informais. Seu objetivo é fazer com que os participantes de uma situação comunicativa entrem em contato e estabeleçam vínculos

III - Metalinguística, mensagem centrada em códigos, instruções, ou seja, a linguagem é usada para falar da própria linguagem.

IV - Emotiva, mensagem que que identifica o próprio emissor como seu fator central. É a expressão de pensamentos, sentimentos, emoções, valores pessoais. Emprega-se a 1ª pessoa do discurso (eu, mim, comigo, vivo, corro, amo).

V - Conotativa, quando utilizamos uma palavra com um sentido amplo e criativo para expressar uma realidade. O emprego destas palavras é no sentido figurado de valores afetivos. Exemplo: estou morrendo de cansado. Significa que está muito cansando.

 A(s) afirmação(ões) que apresenta(m) a relação entre os textos adequadamente é/são:

Grupo de escolhas da pergunta



I; II e V, apenas


III, apenas.


II, apenas.


I; apenas


IV e V, apenas



💡 3 Respostas

User badge image

Camila Matos

Opção D: I; apenas

Pois ao elaborar uma mensagem com a preocupação de utilizar adequadamente combinações de palavra, rimas com o objetivo de chamar a atenção em relação a própria mensagem. O autor esta utilizando da comunicação poética.

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais