Buscar

2. Como a narrativa do mito da caverna de Platão nos coloca o problema da mudança de mentalidade ?

💡 3 Respostas

User badge image

Historia para todos

O mito da caverna de Platão descreve a situação de pessoas que se recusavam a ver a verdade e, portanto, não saíam da caverna onde moravam. Eles estavam acostumados a estarem acorrentados dentro daquela caverna e tinham aquela realidade como a única verdadeira. Quando um deles (o filósofo) consegue se desamarrar e sair da caverna, vendo a verdade, ele é punido. Para aquela "sociedade" não poderia haver uma mudança de mentalidade, proporcionada pelo filósofo, pois isso descontruiria totalmente tudo aquilo que eles acreditaram por tanto tempo e geraria um caos.

3
Dislike1
User badge image

Alexia Gagliato

Pois as pessoas que estão dentro da caverna estão "acostumadas" a ver e viver o que acontece lá, ou seja, a mente já formou certos conceitos e por isso a dificuldade de aceitação e mudança dos mesmos. Muitas vezes até a negação de que há "um mundo lá fora" totalmente diferente do que veem e vivem. Não esquecendo também daquele que saiu e queria mostrar aos outros o que viu, mesmo tendo sido sutil e fácil a mudança, para os outros não foi do mesmo jeito. Por isso o mito da caverna mostra o quão importante é a visão de diferentes lados ali e a significância que há em um geral sobre a mudança de mentalidade.

1
Dislike0
User badge image

Eliane Araujo

O mito da caverna de Platão mostra a dificuldade do homem em se libertar da ilusão das aparências.

Encontrado no livro VII de A República, esta alegoria é o modo como Platão coloca o problema do conhecimento:

  • Primeiro, o homem preso dentro da caverna só enxerga as sombras projetadas de objetos. Esta é a sua realidade: é o mundo das sombras (eikones)
  • Em segundo lugar, o homem, ao llivrar-se das correntes e sair da caverna, se esforça, em uma subida íngrime, para chegar à planície onde contempla, com os olhos ofuscados por tamanha luz, o sol.
  • Em terceiro lugar, o homem se sente compelido a voltar para caverna com o fim de libertar seus antigos colegas, mas, incompreendido, acaba sendo assassinado.

O resultado do mito é a amostra do problema da mudança da mentalidade: quem está acostumado com as sombras nem sequer imagina que há algo mais. Veneram-se as correntes. E quando alguém surge buscando a libertação dos outros - a ampliação do horizonte de consciência - esse alguém é injustiçado e morto. Na prática, foi o caso do mestre de Sócrates: condenado pela própria cidade que buscava questionar, a morte de Sócrates representou para Platão o ápice da decadência ateniense.


1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais