Buscar

Segundo Gonçalves e Silva (2004), o multiculturalismo tem seu bojo em países em que a diversidade cultural é um problema,

quando o que se está em voga é a construção de uma unidade nacional. Nesse contexto, é correto afirmar que o multiculturalismo na atualidade implica:Posicionar-se avesso às políticas que buscam construir uma unidade nacional, ignorando suas tendências homogeneizantes e abstendo-se de opiniões que possam contribuir com essas tendências.Reconhecer a existência da diversidade cultural a partir de um princípio ético que orienta a ação de grupos contra o processo de homogeneização da cultura do grupo dominante.Concordar e fomentar as políticas de homogeneização cultural, a fim de combater a fome, a miséria e exclusão e promover a igualdade social.Promover as políticas de homogeneização cultural, inculcando um padrão cultural de forma a uniformizar um modo de vida adequado e eficiente para toda sociedade.

💡 2 Respostas

User badge image

Alexandre Costa

Reconhecer a existência da diversidade cultural a partir de um princípio ético que orienta a ação de grupos contra o processo de homogeneização da cultura do grupo dominante.
1
Dislike0
User badge image

Estudante PD

Processos importantes que influenciam no surgimento das sociedades multiculturais, são as lutas pela independência que ocorrem nas colônias europeias da segunda metade do século XX, especialmente na África e na Ásia. O cenário que se configura após a colonização gera um processo de resgate das culturas tradicionais locais e, ao mesmo tempo, pela ligação histórica, desencadeia um movimento migratório para os países colonizadores. Também os conflitos de ordem étnica, religiosa e política, além das deficiências econômicas, são fatores que aumentam o fluxo migratório. Incentivado por tudo isso e pelo próprio cenário criado pela globalização, esse movimento migratório transforma de modo profundo as nações que receberam os imigrantes, colocando em cheque a capacidade dos estados modernos de gerirem sua nova configuração multicultural.Alguns países democráticos têm buscado promover a aceitação e incorporação de culturas diferentes em seus territórios, valorizando a possibilidade de se constituírem enquanto nações pluriétnicas. No entanto, em outros países, a negação de direitos sociais e a perseguição de minorias culturais são práticas oficiais. Muitas vezes, ainda que exista uma política multiculturalista oficial, a perseguição é praticada por pessoas comuns, inflamadas por um sentimento de nacionalismo e rejeição ao outro. Os ataques violentos organizados por civis aos abrigos de refugiados de origem árabe na Alemanha são um exemplo disso. O multiculturalismo emerge a partir das reivindicações de minorias étnicas que sofrem de opressão histórica em seus territórios, como os negros e as populações indígenas por todo continente americano, incluindo o Brasil. O debate em torno desse tema é muito importante e traz à tona a forma como lidamos, enquanto sociedade, com as diferenças étnicas, culturais e religiosas que nos cercam.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais