Buscar

MELHORAMENTO

1.     Uma cultivar de feijão comum denominada Carioca apresenta suscetibilidade a uma doença chamada antracnose, causada por um fungo da espécie Colletotrichumlíndemuthianum.Uma outra cultivar pouco produtiva de feijão, denominada Cornell, apresenta resistência a antracnose, e esta doença é controlada por um par de alelos com ação dominante, Are. Como introduzir a resistência a esta doença na cultivar comercial (Carioca), sem que esta última perca suas boas qualidades agronômicas? Represente esquematicamente explicando cada processo.

💡 1 Resposta

User badge image

Amanda Moura

Por meio de consecutivos retrocruzamentos. Você cruza a Carioca x Cornell (50% 505%)a F1 desse cruzamento cruza-se com a Carioca, seleciona plantas com as características do carioca mas com resistência à antracnose. Essas plantas Cruza-se com Carioca.. e assim até recuperar ao máximo as caracerísticas do Carioca (em torno de 4 a 5 ciclos de retrocruzamento).Ao fim de 4 ciclos de retrocruzamentos vc terá recuperado 96.875% do seu genitor recorrente (carioca)
0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais