Buscar

Você deve relacionar um exemplo de superação extraído de um filme, documentário, livro ou inspirado em algum acontecimento amplamente divulgado.

Caso o exemplo seja real e de âmbito pessoal, é importante manter o anonimato, para preservar as pessoas envolvidas. Mesmo que se trate de sua própria história, não é necessário se expor.Você deve destacar, no exemplo, um sentido profundo como uma forma de agir para promover a paz. O objetivo aqui é refletirmos sobre as possibilidades que podem ser construídas mesmo diante de adversidades, aprendermos a estabelecer estratégias sem realizar julgamentos pelas ações anteriores, mas respeitando a história de superação descrita, promovendo amadurecimento e melhoria coletiva.Para facilitar a sua atividade, segue um exemplo. Naturalmente, ele não poderá ser utilizado em sua resposta. Somente o caminho indicado é que deve ser aproveitado como modelo. As partes destacadas em negrito são indispensáveis na atividade (trata-se do título, descrição do caso e da conclusão, indicando o sentido profundo e o modo de agir para levar paz)

💡 2 Respostas

User badge image

Carolina Domingues

O filme "O menino que descobriu o vento" é um bom exemplo. Trata-se de um garoto chamado William Kamkwamba, de 14 anos que morava em um vilarejo pequeno em Wimbe, Maluaí, que devido a um período de seca severa teve que abandonar a escola porquê seus pais (fazendeiros) não tinham mais condições de pagar sua mensalidade. Ele passou a ir em um biblioteca que ficava próximo a sua casa e lia livros para não ficar tão atrasado, ele lia bastante livro de ciências e aprendeu que moinhos podiam bombear água e gerar eletricidade. A partir disso ele começou a construir e mesmo depois de ninguém acreditar, nem mesmo os próprios pais, que isso daria certo, em 2 meses ele conseguiu montar o moinho com a ajuda de seu primo e um amigo que reutilizavam materiais que encontravam em um ferro-velho. A construção do moinho fez o vilarejo voltar a ter esperança e abriu portas para William, que participou de uma conferencia e lá tiveram pessoas que ofereceram ajuda para voltar à escola.
1
Dislike0
User badge image

Maju Máximo

sim
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais