Buscar

Genética molecular modulo 1

A respeito do RNA:I. Os RNAs são fundamentais para a transformação da informação gênica do DNA em informação para a síntese de proteínas funcionais para a célula. II. O uso da ribose como açúcar nos seus nucleotídeos torna as moléculas de RNA mais estáveis em comparação ao DNA. III. O emprego de uracila no lugar de timina altera o padrão do pareamento de bases. IV. As moléculas de RNA formam estruturas tridimensionais de dupla-hélice entre sequências complementares. Quais são as afirmações verdadeiras? Apenas I.Sobre a dupla-hélice de DNA e sua replicação: I. As ligações covalentes entre as fitas antiparalelas são fortes o suficiente para manter a sua estrutura. II. O reconhecimento de sequências no DNA por proteínas especializadas pode ocorrer sem a necessidade de abertura das fitas. III. A síntese de DNA ocorre sem a necessidade de abertura das fitas da dupla-hélice. IV. A DNA-polimerase depende da presença de uma fita iniciadora (um primer de RNA), em cuja extremidade 3’- OH são ligados os nucleotídeos livres. V. A obrigatoriedade da síntese de DNA na orientação 5'→ 3'​​​​​​​ tem como consequência que a denominada fita líder da dupla-hélice é replicada de forma descontínua, enquanto a fita retardada é replicada de forma contínua. Quais afirmações são corretas? II e IV.As estratégias adotadas para duplicar o genoma completo variam entre os organismos. Em relação à dinâmica de replicação do DNA (ilustrada a seguir), qual das alternativas está correta?​​​​​​​ A síntese é semiconservativa, a partir de uma única origem de replicação e com duas forquilhas de replicação bidirecionais no DNA.A atividade de exonuclease da RNA-polimerase é um importante mecanismo de reparo de pareamentos incorretos, os quais podem ocorrer durante a replicação. Em relação a essa atividade exercida pela polimerase, assinale a alternativa correta? Remove nucleotídeos mal pareados presentes na extremidade 3’ - OH da cadeia em extensão.Analise a afirmação a seguir a respeito das características do código genético. ”A degeneração do código genético diz respeito ao fato de que um mesmo (I) pode estar representado por diferentes (II). O inverso, no entanto, não é verdadeiro”. Quais são as palavras que completam corretamente as lacunas (I) e (II) na afirmação? (I) aminoácido; (II) códons.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A respeito do RNA: I. Verdadeiro. Os RNAs são fundamentais para a transformação da informação gênica do DNA em informação para a síntese de proteínas funcionais para a célula. II. Falso. O uso da ribose como açúcar nos nucleotídeos do RNA não torna as moléculas mais estáveis em comparação ao DNA. Na verdade, o RNA é menos estável que o DNA devido à presença do grupo hidroxila na ribose. III. Verdadeiro. O emprego de uracila no lugar de timina altera o padrão do pareamento de bases, pois a uracila se liga à adenina, enquanto a timina se liga à adenina. IV. Falso. As moléculas de RNA não formam estruturas tridimensionais de dupla-hélice entre sequências complementares. Essa característica é exclusiva do DNA. Sobre a dupla-hélice de DNA e sua replicação: I. Verdadeiro. As ligações covalentes entre as fitas antiparalelas do DNA são fortes o suficiente para manter sua estrutura. II. Verdadeiro. O reconhecimento de sequências no DNA por proteínas especializadas pode ocorrer sem a necessidade de abertura das fitas. III. Falso. A síntese de DNA ocorre com a necessidade de abertura das fitas da dupla-hélice. IV. Verdadeiro. A DNA-polimerase depende da presença de uma fita iniciadora (um primer de RNA) para ligar os nucleotídeos livres. V. Verdadeiro. A obrigatoriedade da síntese de DNA na orientação 5'→ 3' tem como consequência que a fita líder da dupla-hélice é replicada de forma descontínua, enquanto a fita retardada é replicada de forma contínua. Quanto à dinâmica de replicação do DNA, a alternativa correta é: A síntese é semiconservativa, a partir de uma única origem de replicação e com duas forquilhas de replicação bidirecionais no DNA. A atividade de exonuclease da RNA-polimerase remove nucleotídeos mal pareados presentes na extremidade 3’-OH da cadeia em extensão. A degeneração do código genético diz respeito ao fato de que um mesmo aminoácido pode estar representado por diferentes códons. O inverso, no entanto, não é verdadeiro.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais