Buscar

Elementos genéticos móveis são segmentos de DNA que podem movimentar-se em um genoma ou entre diferentes genomas. O conjunto dos elementos genético...

Elementos genéticos móveis são segmentos de DNA que podem movimentar-se em um genoma ou entre diferentes genomas. O conjunto dos elementos genéticos móveis de um genoma é chamado de mobiloma. Exitem três tipos de elementos genéticos móveis: os plasmídeos, os fagos e os elementos transponíveis. Plamídeos são elementos genéticos extra-cromossômicos, com capacidade de replicação autônoma, encontrados principalmente em procariotos e podendo variar de 1 a 1.000 kb. Alguns plasmídeos estão envolvidos no fenômeno da conjugação bacteriana, que é a transferência de material genético através de um contato direto célula-célula. Bacteriófagos ou fagos são vírus de procariotos. Alguns fagos possuem genoma de RNA, ao passo que outros têm genoma de DNA de fita simples ou de DNA linear de fita dupla. Alguns fagos realizam ciclo lítico, ou seja, entram em uma célula, replicam-se e a matam, liberando as partículas virais. Outros, ainda, podem fazer, além do ciclo lítico, o lisogênico, no qual se integram ao cromossomo bacteriano. Certos fagos têm a capacidade de atuar como vetores naturais para a transferência de pequenos segmentos de DNA do cromossomo bacteriano de uma célula para outra, em um processo denominado transdução. Elementos de transposição ou transposons são segmentos de DNA que possuem a propriedade de mover-se nos genomas. Alguns elementos de transposição, chamados de retrotransposons, se transpõem utilizando um intermediário de RNA. Os retrotransposons e alguns elementos de DNA transpõem-se através de mecanismos de “cópia e colagem”, denominado transposição replicativa, ao passo que outros, chamados de transposons, se transpõem por um mecanismo chamado “corte e colagem”, que é uma transposição não replicativa. Uma das principais consequências biológicas da transposição é a indução de mutações que podem ser germinativas ou somáticas, associando os transponsos ao surgimento de doenças genéticas e câncer. Porém os elementos de transposição são também fonte importante de variabilidade genética, sendo esta a matéria-prima para a evolução. Muitos elementos de transposição foram recrutados para executar funções celulares, em um processo chamado de domesticação gênica. Para minimizar os efeitos deletérios da transposição, os genomas desenvolveram mecanismos de silenciamento dos elementos de transposição. Os principais mecanismos são a metilação do DNA, a modificação de histonas e o de interferência por RNA (RNAi).

Os plasmídeos são elementos genéticos extra-cromossômicos que podem variar de 1 a 1.000 kb e estão envolvidos no fenômeno da conjugação bacteriana.
Os fagos são vírus de procariotos que podem possuir genoma de RNA, genoma de DNA de fita simples ou de DNA linear de fita dupla. Alguns fagos realizam ciclo lítico, enquanto outros podem fazer, além do ciclo lítico, o lisogênico.
Os elementos de transposição ou transposons são segmentos de DNA que possuem a propriedade de mover-se nos genomas. Alguns elementos de transposição, chamados de retrotransposons, se transpõem utilizando um intermediário de RNA.
Uma das principais consequências biológicas da transposição é a indução de mutações que podem ser germinativas ou somáticas, associando os transponsos ao surgimento de doenças genéticas e câncer.
Os genomas desenvolveram mecanismos de silenciamento dos elementos de transposição, como a metilação do DNA, a modificação de histonas e o de interferência por RNA (RNAi), para minimizar os efeitos deletérios da transposição.
a) Todas as afirmativas estão corretas.
b) Apenas a afirmativa III está incorreta.
c) Apenas a afirmativa IV está incorreta.
d) Apenas a afirmativa V está incorreta.
e) As afirmativas I, II e III estão corretas.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "a) Todas as afirmativas estão corretas."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais