Buscar

Qual a dimensão subjetiva e objetiva dos direitos fundamentais?

Uma das mais importantes contribuições do direito constitucional contemporâneo é, sem dúvida, a afirmação dogmática-constitucional de que os direitos fundamentais revelam duplo aspecto, ou seja, na medida em que podem ser considerados tanto como direitos subjetivos do indivíduo quanto direitos objetivos da sociedade. A partir disso, descreva sobre a dimensão subjetiva e objetiva dos direitos fundamentais.

💡 3 Respostas

User badge image

Esdras Macedo

A primeira dimensão é a subjetiva (ou seja, relativa aos sujeitos). ... É aquela que diz respeito aos direitos de proteção (negativos) e de exigência de prestação (positivos) por parte do indivíduo em face do poder público (perspectiva subjetiva). A segunda dimensão é a objetiva.
1
Dislike0
User badge image

Carol Oliveira

Subjetiva:opinião Objrtiva: teoria
1
Dislike0
User badge image

Gabarite Direito

Olá, André!Os direitos fundamentais podem ser analisados sobre duas perspectivas:Perspectiva Objetiva: Sob essa perspectiva, os direitos fundamentais são aqueles que orientam todo o texto constitucional. Trata-se da eficácia irradiante dos direitos fundamentais. Ou seja, os direitos fundamentais se propagam por todo o ordenamento jurídico. Temos aqui os direitos fundamentais como direitos objetivos da sociedade.Perspectiva Subjetiva: Nessa perspectiva, os direitos fundamentais são analisados tendo como ponto de vista os sujeitos titulares desses direitos. Nesse sentido, os direitos fundamentais são aqueles que outorgam aos seus detentores a prerrogativa de impor seus interesses em face do Poder Público. Diz respeito aos direitos de proteção (negativos: não intervenção estatal) e de exigência de prestação (positivos: atuação efetiva do Estado para concretização dos direitos). Temos aqui, os direitos fundamentais como direitos subjetivos do indivíduo.Tendo em vista a sua perspectiva subjetiva, classificam-se as diferentes funções que o indivíduo pode exercer em face do Poder Público tendo em vista os seus direitos fundamentais. Trata-se da Teoria dos quatro status de Jellinek. Em apertada síntese, tem-se o seguinte:Status Passivo -> Nesse status, o indivíduo encontra-se em situação de subordinação em relação ao Estados. Aqui, temos o indivíduo detentor de deveres para com o Estado.Status Ativo -> Nesse status, o indivíduo atua colaborando com Poder Público, ele participa da formação da vontade estatal. Como exemplo dessa função exercida pelo indivíduo, temos o exercício dos direitos políticos, como o direito ao voto.Status Negativo -> aqui temos o indivíduo na posição de almejar a limitação da atuação Estatal em prol da sua liberdade.Status Positivo -> nessa posição, o indivíduo exige uma atuação estatal em seu benefício.Espero que tenha ajudado!Bons estudos! ;)
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais