Buscar

me ajudem ai!!

Ministra do STF reconhece adoção de criança por casal homoafetivo. A ministra Carmem Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou recurso do Ministério Público do Paraná e manteve decisão que autorizou a adoção de crianças por um casal homoafetivo. Na decisão, a ministra argumentou que o conceito de família não pode ser restrito por se tratar de casais homoafetivos. No entendimento de Cármen Lúcia, o conceito de família, com regras de visibilidade, Continuidade e durabilidade, também pode ser aplicado a pessoas do mesmo sexo. A decisão de Cármen Lúcia foi baseada na decisão do plenário do Supremo que reconheceu, em 2011, por unanimidade, a união estável para parceiros do mesmo sexo. (A decisão foi publicada no dia 17 de março de 2015).a) A sentença do STF no caso concreto, se constitui em fonte formal do Direito?b) Podemos afirmar que a doutrina, ao contrário da jurisprudência é fonte formal no civil law? Por que?c) Esta relação jurídica está no campo do direito público ou privado? Justifique.d) A decisão da Ministra Carmen Lúcia se encaixa na corrente do juspositivismo.e) Considerando a citada decisão do plenário do Supremo que reconheceu, em 2011, por unanimidade, a união estável para parceiros do mesmo sexo, pode o Poder Judiciário editar leis de caráter geral?

💡 1 Resposta

User badge image

Caio Freitas

A teoria que fornece regra capaz de permitir que o julgador alcance uma decisão justa com base em ponderação que não é neutra quanto aos valores envolvidos e a recorrer a outros critérios e princípios que estão na mente do intérprete foi designada de:
0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais