Buscar

Principais tipos e exemplos de articulações sinoviais?

💡 2 Respostas

User badge image

Claudio Amichetti

As articulações, também chamadas de junturas, podem ser definidas como pontos de encontro entre os ossos ou destes com as cartilagens.Sinovial - os ossos não estão diretamente unidos; compartilham a cavidade sinovial que é fechada pela cápsula articular a qual faz a ligação dos ossos (exemplos: esternoclavicular, ombro, cotovelo, joelho, quadril, radiocarpal e tibioperoniais proximais)Fibrosa - os ossos são unidos com tecido conjuntivo fibroso denso (exemplos: suturas cranianas, articulações tibioperoniais distal e cuboideonavicular)Cartilaginosa - os ossos são unidos por cartilagem (articulações costocondrais); primária - sincondrose (composta por cartilagem hialina), secundária - sínfise (a cartilagem hialina cobre os ossos, mas é a fibrocartilagem que os liga)As articulações ou junturas podem ser definidas como o local de conexão entre dois ou mais ossos ou destes com as cartilagens. As principais funções desses locais são permitir a movimentação dos segmentos do corpo e manter todos os ossos do esqueleto juntos e estáveis.De acordo com o tipo de tecido conectivo entre os ossos, as articulações podem ser classificadas em três tipos básicos: fibrosas, cartilaginosas e sinoviais. As articulações fibrosas, também chamadas de sinartroses ou imóveis, possuem uma pequena separação com tecido conjuntivo fibroso e não apresentam cavidade articular (espaço entre as superfícies articulares). A mobilidade dessa articulação é bastante reduzida ou inexistente, porém apresenta certa elasticidade.Existem dois tipos principais de articulação fibrosa: as suturas e a sindesmoses. O primeiro grupo está relacionado com as articulações do crânio. Já as sindesmoses referem-se à articulação entre tíbia e fíbula e entre o rádio e a ulna.As articulações cartilaginosas, também chamadas de anfiartroses ou levemente móveis, possuem uma separação cartilaginosa e não apresentam cavidade articular. A mobilidade dessas articulações é reduzida.Existem dois tipos de articulações cartilaginosas: as sincondroses e as sínfises. Essas últimas possuem entre os ossos cartilagem fibrosa. Como exemplo, podemos citar as articulações presentes entre as vértebras, que possuem entre elas o disco intervertebral. Já as sincondroses possuem entre os ossos cartilagem hialina. A articulação esternocostal, entre o esterno e a cartilagem costal da primeira costela, é um exemplo desse tipo de articulação.
2
Dislike0
User badge image

Gabriel Augusto

Articulação sinovial gínglimo, é como uma dobradiça, fica entre espaços onde tem o côndilo e uma fossa no qual ele se articula, como por exemplo o úmero com o rádio. Articulação sinovial Esferoide, é onde uma esfera se encaixa, como por exemplo a cabeça do úmero que se encaixa com a cavidade glenoidal ou a cabeça do fêmur que se encaixa com o acetábulo. Existem diversos tios de articulações sinoviais como a plana, trocóide, condilar, selar e elipsoide. Só citei as que julgo ser mais importantes por termos mais movimentação com essas articulações. Claro que, todas essas são muito importantes e desempenham papeis fundamentais para nossa movimentação.
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais