Buscar

Diferenças entre sistema nervoso simpático e parassimpático e exemplos de cada?

💡 4 Respostas

User badge image

Renata farias

O sistema nervoso simpático é responsável pelas alterações no organismo em situações de estresse ou emergência. O sistema nervoso parassimpático é a segunda das duas divisões do sistema nervoso autônomo.
3
Dislike0
User badge image

gaussiano estutante

Uma diferença principal entre o sistema nervoso simpático e parassimpático é a liberação de neurotransmissores antagônicos. A exemplo, o sistema nervoso simpático libera o neurotransmissor adrenalina e noradrenalina, enquanto o parassimpático libera acetil-colina. A atuação desses transmissores é atangônica, já que o neurotransmissor noradrenalina nos receptores muscarinicos m1,m3 e m5 promove a sístole ventricular desenvolvendo taquicardia ,no entanto, o neurotransmissor acetilcolina liga-se aos receptores m2,m4 desenvolvendo bradicardia, já que sua ligação ,principalmente, no nó sinoatrial impede a ligação de outro neurotransmissor.
1
Dislike0
User badge image

Estefany Santos

Simpático: Em momento de estresse ou em uma emergência ele eleva todos os seus sinais vitais ( Frequência cardíaca, respiração, temperatura, pressão arterial, pupila dilatada).parassimpático: Regula todas as alterações que o sistema simpático calsou.
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais