Buscar

Como romper com o senso comum dos juristas?

Filosofia como atividade capaz de possibilitar um rompimento do senso comum teórico que é resultado de reafirmações de “verdades consagradas” sem que se tenha muito questionamento sobre os pressupostos ideológicos que as sustentam e legitimam.

💡 3 Respostas

User badge image

Professora Elis

Tipo de concepção está ligada à reprodução dos discursos dogmáticos, que não refletem filosoficamente sobre as questões de legitimidade, sobre as estruturas argumentativas nem sobre os procedimentos de interpretação. Creio que o senso comum continua dominado por um jusnaturalismo silencioso que mistura um discurso positivista de aplicação com um discurso jusnaturalista de justificação, que não é trazido à tona porque ele é normalmente dispensável para a solução das questões dogmáticas. Na perspectiva dogmática dominante, são razoavelmente disseminadas as ideias de que é preciso interpretar as normas combinando os elementos literais e sistemáticos, que permitiriam a identificação racional do sentido correto dos textos normativos. Esse tipo de conhecimento é suficiente para o exercício profissional do direito, que é voltado justamente à reprodução dos sentidos dominantes, cuja manutenção é entendida como respeito à segurança. Em suma, um dos desafios na produção acadêmica do direito é ensinar aos estudantes a escapar do discurso técnico típico das sentenças, das petições e dos pareceres. Esses tipos de texto podem limitar-se a dar opiniões construídas em nome da autoridade do próprio autor ou da autoridade de juristas consagrados ou de órgãos judiciais.  Contudo, essa abordagem é insuficiente para o discurso acadêmico moderno, que recusa o argumento de autoridade e exige o esclarecimento dos pressupostos teóricos e também uma argumentação exaustiva e transparente .
2
Dislike0
User badge image

Professora Elis

Existe também uma tendência a reconhecer a possibilidade do uso de argumentos teleológicos, mas que devem ser reservados apenas para os momentos em que a interpretação sistemática conduz a absurdos muito evidentes, dado que existe uma percepção de que esse tipo de argumentação politiza indevidamente o direito e coloca em risco a segurança jurídica.
1
Dislike0
User badge image

Professora Elis

Gostaria de me seguir? Agradeço de coração!
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais