Buscar

Qual a diferença entre o Controle de Constitucionalidade Concentrado e o Difuso? No Brasil, o Controle é Difuso ou Concentrado? Justifique.

💡 1 Resposta

User badge image

Rhamanda Aguiar

O controle difuso e o controle concentrado, fazem parte do controle de constitucionalidade do Estado. Ambos tem o objetivo de verificar se a norma é compatível com a Constituição tanto na sua forma como na sua matéria. No controle difuso, pode-se haver a discussão de determinado caso, que pode ser proposto por QUALQUER PARTE. ( EX: direitos de Maria), aqui qualquer juiz pode julgar essa lide, inclusive ministro do STF. A decisão será inter partes, e a declaração daquela constitucionalidade ou inconstitucionalidade daquela lei, só poderá ser aprovada pela maioria dos votos do tribunal, como expõe o art. 97 da Carta magna.No controle Concentrado, quem declara a inconstitucionalidade ou constitucionalidade da lei é o STF, que por meio de ações ( ADI / ADC/ ADPF /ADO) propostas pelos entes legitimados expostos no art. 103 da CF, buscam identificar, se há o encaixe com a lei maior.no controle concentrado, a decisão será erga omnes. Os entes vinculados serão Poder Judiciário, Administração Direta e Indireta, destarte que o STF e o Poder Legislativo não se vinculam.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais