Buscar

Quais são os elementos da constituição segundo José Afonso da Silva?

💡 7 Respostas

User badge image

Gabarite Direito

Olá, Beatriz!O doutrinador José Afonso da Silva entende que a Constituição é formada por cinco elementos distintos:➔ Elementos orgânicos → normas que definem a organização e funcionamento do Estado (ex: Título III, Organização do Estado, e IV, Organização do poder)➔ Elementos limitativos → São as normas constitucionais que visam essencialmente a limitação do poder estatal (direitos e garantias fundamentais do art. 5º)➔ Elementos socioideológicos → São os dispositivos de cunhos ideológicos e principiológicos previstos na Constituição (como exemplo, temos os direitos sociais expressos nos artigos 6º e 7º)➔ Elementos de estabilização constitucional → São as normas constitucionais que visam à garantia de solução dos conflitos constitucionais, a defesa da Constituição, do Estado e das instituições democráticas. (como exemplo, termos as normas constitucionais que regulamentam o estado de defesa, o estado de sítio e a intervenção federal)➔ Elementos formais de aplicabilidade → regras de aplicação das Constituições (como exemplo pode-se citar o Preâmbulo da Constituição e o ADCT)Júlia Márcia Napoleão Gonçalves (@gabariteconstitucional)
1
Dislike0
User badge image

Mateus Silva

O professor José Afonso da Silva identifica cinco categorias de elementos, quais sejam: 1) elementos orgânicos: são as normas que regulam a estrutura do Estado e do Poder. 2) elementos limitativos: apresentam-se nas normas que compõe o rol dos direitos e garantias fundamentais. 3) elementos socioideológicos: apresenta o compromisso da CF entre o estado individualista e o estado social. 4) elementos de estabilização constitucional: constituem as normas que visam a defesa do Estado e buscam garantir a paz social. 5) elementos formais de aplicabilidade: encontram-se nas normas que estabelecem regras de aplicação das Constituições.
0
Dislike0
User badge image

Ingryd Silva

José Afonso da Silva classifica em orgânicos, limitativos, sócio-ideológicos, de estabilização constitucional e formais de aplicação. São os que regulam a estrutura do Estado e do Poder e trazem as normas atinentes aos órgãos todos que o compõem.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais