Buscar

FSCE II

"No atual cenário de pandemia, a propagação de notícias falsas, desde a prevenção até a vacinação, tem aumentado com frequência nos aplicativos de mensagens e nas redes sociais, de acordo com pesquisa conduzido por duas pesquisadoras da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) entre março e abril deste ano sobre fake news relacionadas à COVID-19. A pesquisa, que analisou denúncias e notícias falsas recebidas pelo aplicativo Eu Fiscalizo, entre 17 de março e 10 de abril, mostra que as mídias sociais mais utilizadas para disseminação de fake news sobre o novo coronavírus foram Instagram, Facebook e WhatsApp. Os dados revelam que 10,5% das notícias falsas foram publicadas no Instagram, 15,8% no Facebook e 73,7% circuladas pelo WhatsApp. Os resultados também apontam que 26,6% das fake news publicadas no Facebook atribuem a Fiocruz como orientadora no que diz respeito à proteção contra o novo coronavírus." Disponível em: . Acesso em 05 maio 2021. Considerando o excerto apresentado, relacionando ciência, tecnologia e sociedade, analise as alternativas que seguem e assinale a correta. ALTERNATIVAS I) A ciência é permeada de valores objetivos de cunho ideológico, visto que se contrapõe a ideologias de chefes de Estado. II) As mídias digitais não podem ser responsabilizadas por propagarem a desinformação, visto que quem compartilhou foi um usuário. III) Ainda que as mídias digitais possam ser responsabilizadas por não coibir a desinformação, há aspectos positivos na existência dessas mídias como canais de informação. IV) A ciência se caracteriza pelo seu teor dogmático e absoluto, portanto, não há abstração no desenvolvimento de novas hipóteses ou premissas. V) A ciência permeia a sociedade ocidental e assumiu protagonismo com o advento do Iluminismo. Diante disso, podemos considerar que o progresso científico implica a falência de outras formas de saber, como a religião e o senso comum.

💡 7 Respostas

User badge image

Elane da Silva

alternativa 3
2
Dislike0
User badge image

Mary Angela

Alternativa 3
2
Dislike0
User badge image

Henrique Augusto

C) Ainda que as mídias digitais possam ser responsabilizadas por não coibir a desinformação, há aspectos positivos na existência dessas mídias como canais de informação.


Atualmente, todo e qualquer tipo de notícia de origem mentirosa ou notícias com más intenções são classificadas como fake news (em inglês: notícias falsas). É uma expressão principalmente relacionada às redes sociais.

Checar a fonte de qualquer notícia é uma atitude que combate as fake news, assim como observar a data das notícias publicadas, e também confirmar as mesmas notícias em outros sites.

As fake news podem ser criadas por qualquer pessoa ou por empresas, veículos de imprensa e etc. Seus objetivos podem variar, seja para engrandecer alguma marca ou prejudicar outra, assim como difamar pessoas, culturas ou ações.

1
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais