Buscar

FSCE II

"No atual cenário de pandemia, a propagação de notícias falsas, desde a prevenção até a vacinação, tem aumentado com frequência nos aplicativos de mensagens e nas redes sociais, de acordo com pesquisa conduzido por duas pesquisadoras da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) entre março e abril deste ano sobre fake news relacionadas à COVID-19. A pesquisa, que analisou denúncias e notícias falsas recebidas pelo aplicativo Eu Fiscalizo, entre 17 de março e 10 de abril, mostra que as mídias sociais mais utilizadas para disseminação de fake news sobre o novo coronavírus foram Instagram, Facebook e WhatsApp. Os dados revelam que 10,5% das notícias falsas foram publicadas no Instagram, 15,8% no Facebook e 73,7% circuladas pelo WhatsApp. Os resultados também apontam que 26,6% das fake news publicadas no Facebook atribuem a Fiocruz como orientadora no que diz respeito à proteção contra o novo coronavírus." Disponível em: . Acesso em 05 maio 2021. Considerando o excerto apresentado, relacionando ciência, tecnologia e sociedade, analise as alternativas que seguem e assinale a correta. ALTERNATIVAS I) A ciência é permeada de valores objetivos de cunho ideológico, visto que se contrapõe a ideologias de chefes de Estado. II) As mídias digitais não podem ser responsabilizadas por propagarem a desinformação, visto que quem compartilhou foi um usuário. III) Ainda que as mídias digitais possam ser responsabilizadas por não coibir a desinformação, há aspectos positivos na existência dessas mídias como canais de informação. IV) A ciência se caracteriza pelo seu teor dogmático e absoluto, portanto, não há abstração no desenvolvimento de novas hipóteses ou premissas. V) A ciência permeia a sociedade ocidental e assumiu protagonismo com o advento do Iluminismo. Diante disso, podemos considerar que o progresso científico implica a falência de outras formas de saber, como a religião e o senso comum.

💡 7 Respostas

User badge image

Elane da Silva

alternativa 3
2
Dislike0
User badge image

Mary Angela

Alternativa 3
2
Dislike0
User badge image

Henrique Augusto

C) Ainda que as mídias digitais possam ser responsabilizadas por não coibir a desinformação, há aspectos positivos na existência dessas mídias como canais de informação.


Atualmente, todo e qualquer tipo de notícia de origem mentirosa ou notícias com más intenções são classificadas como fake news (em inglês: notícias falsas). É uma expressão principalmente relacionada às redes sociais.

Checar a fonte de qualquer notícia é uma atitude que combate as fake news, assim como observar a data das notícias publicadas, e também confirmar as mesmas notícias em outros sites.

As fake news podem ser criadas por qualquer pessoa ou por empresas, veículos de imprensa e etc. Seus objetivos podem variar, seja para engrandecer alguma marca ou prejudicar outra, assim como difamar pessoas, culturas ou ações.

1
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Question Icon

FSCE II

Serviço Social

UniCesumar

User badge image

Patricia

Question Icon

FSCE II

Serviço Social

UniCesumar

User badge image

Patricia

Question Icon

FSCE II

Serviço Social

UniCesumar

User badge image

Patricia