Buscar

Prova

m determinado Contrato de Compra e Venda de um determinado equipamento hospitalar foi firmado entre a Empresa A (compradora) e a Empresa B (vendedora). Após ampla negociação, ficou estabelecido que o fornecimento do equipamento avençado ocorreria no período de 06 meses e que o pagamento seria dividido em 12 meses, por meio da entrega de cheques pós- datados pela Empresa A. No mesmo dia da assinatura do contrato, a Empresa B firmou contrato de Factoring com o Banco C, tendo os cheques emitidos pela Empresa em garantia do financiamento concedido, tendo a Empresa A firmado o contrato dando ciência da transferência dos cheques em garantia ao Banco C, mas consignou, expressamente, que tais cheques estavam atrelados ao Contrato de Compra e Venda. Passado o período de 06 meses, a Empresa B não forneceu o equipamento. A Empresa A, em diligência, descobriu que o sócio da empresa teria vendido todos os ativos da empresa e fugido do país, em aparente ilegalidade. Receosa, sustou os cheques emitidos que ainda faltavam compensação. Após notificar a instituição financeira, a Empresa A almeja, com base no novo CPC entrar com Ação Executória c/c Incidente de Desconsideração da Personalidade Jurídica. Com base na situação apresentada, qual seria a justificativa correta que fundamentaria a concessão do incidente pretendido?Escolha uma:a.Pela relação presente nos dois contratos ser essencialmente de consumo entre empresas, regulado pelo Código de Defesa do Consumidor, seria aplicável a chamada Teoria Menor da Desconsideração da Pessoa jurídica, em que o seu escopo é limitado, necessitando de prova do dano, fraude e do abuso de direito.b.A situação em análise configura-se clássica hipótese de confusão patrimonial praticada pela Empresa B para lesar credores. O incidente que seria proposto seria fundamentado pela chamada desconsideração da personalidade jurídica, pela via inversa, e seria fundamentada pela Teoria Maior da Desconsideração da Pessoa Jurídica.c.Pela relação presente nos dois contratos ser essencialmente de consumo, seria aplicável a chamada Teoria Maior da Desconsideração da Pessoa jurídica, em que o seu escopo é mais abrangente, não necessitando provar a fraude e o abuso de direito, apenas o dano.d.A situação em análise configura-se clássica hipótese de fraude contra credores. O incidente que seria proposto seria fundamentado pela chamada desconsideração da personalidade de forma direta, e seria fundamentada pela Teoria Menor da Desconsideração da Pessoa Jurídica.e.A situação em análise configura-se clássica hipótese de fraude contra credores. O incidente que seria proposto seria fundamentado pela chamada desconsideração da personalidade de forma direta, e seria fundamentada pela Teoria Maior da Desconsideração da Pessoa Jurídica.

💡 3 Respostas

User badge image

Morais Padre

GABARITO: O incidente que seria proposto seria fundamentado pela chamada desconsideração da personalidade de forma direta, e seria fundamentada pela Teoria Maior da Desconsideração da Pessoa Jurídica.


1
Dislike0
User badge image

Ataylane Sousa

GABARITO: O incidente que seria proposto seria fundamentado pela chamada desconsideração da personalidade de forma direta, e seria fundamentada pela Teoria Menor da Desconsideração da Pessoa Jurídica.


0
Dislike2
User badge image

Higor Sousa

Gabarito: O incidente que seria proposto seria fundamentado pela chamada desconsideração da personalidade de forma direta, e seria fundamentada pela Teoria Maior da Desconsideração da Pessoa Jurídica


0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais