Buscar

A chamada Guerra dos Mascates, ocorrida em Pernambuco, em 1710, deveu-se:

a) Ao surgimento de um sentimento nativista brasileiro, em oposição aos colonizadores portugueses.b) Ao orgulho ferido dos habitantes da vila de Olinda, menosprezados pelos portugueses.c) Ao choque entre comerciantes portugueses do Recife e à aristocracia rural de Olinda pelo controle da mão de obra escrava.d) Ao choque entre comerciantes portugueses do Recife e a aristocracia rural de Olinda, cujas relações comerciais eram, respectivamente, de credores e devedores.

💡 2 Respostas

User badge image

Erika

Letra A
0
Dislike0
User badge image

Luíza Costa

Letra D. Com a expulsão dos holandeses do Brasil, ocorreu o início da produção de cana de açúcar nas Antilhas, o que prejudicou os senhores de engenho de Olinda. Dessa forma, eles entraram em um período de crise. No mesmo momento, os comerciantes de Recife ganharam importância econômica e conseguiram se emancipar politicamente em relação a Olinda. Assim, foi gerado um conflito entre os senhores de engenho e os comerciantes, que eram chamados de forma pejorativa de mascates.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais