Buscar

Qual a diferença entre fármacos agonistas e antagonistas?

💡 17 Respostas

User badge image

Fabiano Muniz

Veja esse exemplo. Um fármaco faz o pâncreas produzir a insulina e outro fármaco promove no pâncreas a inibição dessa produção. da mesma forma funcionam os agonista e o antagonista, enquanto um promove o outro inibe. Espero ter ajudado.
4
Dislike0
User badge image

Agda Renata Barros

Agonistas: Agonista, na farmacologia, é um termo utilizado para classificar ações ou estímulos provocados por uma resposta, referente ao aumento (ativação) ou diminuição (inibição) da atividade celular. São eles que irão se ligar ao receptor e realizar sua ativação. Existem três (tipos de agonistas: os agonistas plenos, agonistas parciais e agonistas inversos. Ou seja, os agonistas possuem afinidade com o receptor e apresentam uma eficácia característica.Antagonistas: Desempenham um importante papel na função de bloquear a ativação de um receptor por algum agonista. Possuem apenas afinidade e NÃO possuem eficácia. APENAS OCUPAM. Os antagonistas podem ser divididos em antagonistas reversíveis e irreversíveis, sendo que os antagonistas reversíveis podem ser classificados como competitivos ou incompetitivos.Tem uma revisão no meu perfil sobre isso, acho que pode te ajudar.
3
Dislike0
User badge image

Márcio Alves

Agonista é uma substância capaz de se ligar a um receptor celular e ativá-lo para provocar uma resposta biológica, uma determinada ação na célula, geralmente similar à produzida por uma substância fisiológica. Enquanto um agonista causa uma ação, um antagonista bloqueia a ação do agonista.
2
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais