Buscar

De que maneira estudos de representações sociais podem auxiliar no entendimento de questões educacionais, como o fracasso escolar?

a) As representações sociais são úteis para a pesquisa científica, mas pouco impactam na vida de professores ou gestores educacionais, que precisam se preocupar com o que ocorre na escola. Refletir sobre as representações que fazem sobre seus alunos ou sua comunidade escolar, por exemplo, não ajuda a pensar no que fazer na prática cotidiana. b) As representações sociais são organizações não governamentais espalhadas pelo mundo, oferecendo uma educação alternativa à escola para crianças das mais diversas idades. Elas são baseadas em percepções e opiniões, em um ambiente de intensa discussão política. c) As representações sociais são métodos para se medir opiniões ou percepções. Dessa forma, separa-se totalmente o que é próprio do sujeito e o que é próprio da sociedade, cabendo ao sujeito opinar sobre algo externo, como o fracasso escolar, que seguirá inalterado após a opinião proferida. d) As representações sociais são herança da psicologia para a educação. Dessa forma, apontam como se pode utilizar a técnica da representação com estudantes, a fim de diagnosticar suas condições psicossociais. As representações indicariam os graus de normalidade ou de déficit de cada educando, colaborando no processo. e) As representações sociais podem servir para que se entenda como realidades como o fracasso escolar são significadas e produzidas de formas particulares a partir do senso comum. Ajudam a demonstrar uma esfera cultural de produção para além da produção relacionada aos condicionamentos econômicos.

💡 2 Respostas

User badge image

551303 KATIA JEANE MOITINHO DOS SANTOS SANTOS

e) As representações sociais podem servir para que se entenda como realidades como o fracasso escolar são significadas e produzidas de formas particulares a partir do senso comum. Ajudam a demonstrar uma esfera cultural de produção para além da produção relacionada aos condicionamentos econômicos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais