Buscar

resumo do livro de djamila ribeiro

Respostas

32 pessoas visualizaram e tiraram suas dúvidas aqui
User badge image

Gislene Angela

Já está consolidado, a partir de pesquisas econômicas, histórica e sociológicas, que o racismo não é um simples ato de vontade individual, mas um complexo sistema histórico de opressões que nega direitos e discrimina pessoas negras, indígenas, não-brancas, ou seja, ele se configura como estrutura fundamental das relações sociais.O objetivo de Djamila Ribeiro em Pequeno Manual Antirracista, é apontar onze estratégias e caminhos de reflexão antirracistas para a transformação dessa sociedade. Aqui, ela vai questionar alguns mitos, como o da democracia racial e meritocracia, vai citar diversos pensadores brasileiros e de outras nacionalidades que construíram uma visão sobre a negritude e os privilégios da branquitude, e expor que o racismo é algo que está internalizado em todos e deve ser combatido a todo momento, já que vivemos e fomos criados em uma sociedade racista.A autora também traz o conceito de lugar de fala, que se resume ao lugar social de onde falamos, e que pessoas brancas precisam discutir sobre esse lugar cheio de privilégios construídos a partir da opressão de outros grupos. Um caminho para isso é questionar a ausência de pessoas negras em lugares de poder, por exemplo, ou por que em um restaurante, muitas vezes, as únicas pessoas negras presentes são trabalhadores servindo mesas e limpando o ambiente.Para ela, as pessoas brancas devem questionar, também, se já foram consideradas suspeitas pela polícia por causa de sua cor, ou por que a maioria da população carcerária no Brasil é negra. A partir do embasamento teórico de diversos pensadores citados em Pequeno Manual Antirracista, Djamila Ribeiro afirma que o fato de homens brancos serem maioria nos espaços de poder não significa algo natural, mas o efeito de uma construção histórica a partir de processos de escravização.A partir dessas reflexões, ela propõe ações como o apoio a políticas educacionais afirmativas, meios para transformar o ambiente de trabalho, a leitura de autores negros, o questionamento da cultura que consumimos, buscar conhecer nossos desejos e afetos, e por fim, combater a violência racial.
1
Dislike0
User badge image

Filippo Pereira Castelli

O livro “Pequeno Manual Antirracista” foi publicado em 2019. A autora é a filósofa e ativista Djamila Ribeiro, que também é colunista na Folha de São Paulo. Em 2018, Djamila integrou a lista das 100 pessoas negras mais influentes do mundo com menos de 40 anos.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina