Buscar

Como é possível que duas proteínas, apesar de terem diferenças quanto a alguns de seus aminoácidos, são capazes de desempenhar a mesma função?

💡 4 Respostas

User badge image

Laís Macêdo Maciel

Eu entendo que, os aminoácidos são divididos em grupos, estes grupos possuem características semelhantes, e algumas sequências das estruturas tridimensionais não são totalmente fixas, dando origem as proteínas polimorficas.
Logo a estrutura da proteína determina sua função, segundo lehninger.
A estrutura é determinada pelo gene, não precisa ser obrigatoriamente idêntica em aminoácidos, para exercer a mesma função, lehninger diz que a sequência não é totalmente fixa. Portanto, existe casos como na anemia falsiforme que a troca de aminoácidos causa patologia, mas perceba o glutamato e a valina são aminoácidos totalmente diferentes, um polar e outro apolar alifático, logo sua troca muda completamente a forma pela qual a proteína exerceria a função para qual foi feita.
1
Dislike0
User badge image

PadsVet

Ambas as espécies de proteína podem não apresentar diferenças morfológicas ou estruturais em sítios importantes para o desempenho da função em questão.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais