Buscar

O direito e a proteção ao nome da pessoa natural são assegurados e protegidos pela legislação brasileira.

O direito e a proteção ao nome da pessoa natural são assegurados e protegidos pela legislação brasileira. O nome, especificamente, é dotado de uma característica estática. Eventuais mudanças se dão em situações específicas e pontuais. No ano de 2018, o STF se debruçou sobre a questão da alteração do nome da pessoa transgênero, no bojo da ADI 4.275, concluindo pela possibilidade da autodeclaração, não condicionando tal mudança à realização de procedimentos médicos de troca de sexo. Podemos afirmar que a referida decisão do STF


A )é incorreta, pois poderá acarretar em prejuízos a terceiros como credores e até mesmo no que diz à Justiça Penal, haja vista a criação de possíveis incongruências em antecedentes criminais.

B )é correta, decorrendo diretamente do previsto no Código Civil, contudo, a necessidade de prova médica é essencial, tendo o STF se equivocado neste sentido.

C ) é incorreta pois a alteração de nome em tal situação deverá ser acompanhada de requisitos mínimos como prova médica e prova psicológica.

D)é incorreta, pois viola a estaticidade do nome, bem como não encontra amparo na Lei de Registros Públicos.

E) é correta e decorre do fenômeno da constitucionalização do direito civil, sendo caso de interpretação do direito ao nome previsto no Código Civil sob o prisma do princípio da dignidade da pessoa humana estampado no texto constitucional.

💡 1 Resposta


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais