Buscar

MAPA - ADM - SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS

Reunião executiva

 

O presidente comunica que as vendas do primeiro trimestre estão 30% abaixo do planejado. Antes que ele continue, o diretor comercial declara que a culpa é do diretor de finanças que demorou a aprovar o plano de propaganda. O diretor de finanças declara que ele é sempre o bode expiatório dos fracassos dos outros. O diretor de produção entra em ação alegando que o plano de ‘marketing’ é que estava malfeito. O diretor comercial exalta-se, afirmando que nessa diretoria todos tinham cisma com ele. O vice-presidente entra na briga: ele acha que nunca é ouvido, tomam deliberações sem consultá-lo. O presidente garante que ele estava a par de tudo. Estava. Não estava. Estava. Não estava. Timidamente, o gerente de recursos humanos considera que a propaganda era muito ruim. O diretor de produção acha que o importante é mudar de agência. “Como, se ela foi eleita a agência do ano?”, diz o diretor comercial. “Essas escolhas são políticas”, afirma o presidente. “Tem muita política nessa empresa também”, conclui o vice-presidente. “O que você quer dizer com isso?”, retruca o presidente. E a reunião assim continua. Com muitas críticas, muito subjetivismo, desviando-se sempre do tema principal que deveria ser “o que fazer para aumentar as vendas?”. No fim da reunião, todos estão cansados, desgastados, não se chega a solução nenhuma e há uma sensação geral de se perderem horas e horas em debates estéreis. Reuniões assim são muito comuns nas empresas. A equipe perde horas desgastando-se, discutindo, brigando... sem os resultados práticos que deveria oferecer.

 

Adaptado de: OLIVEIRA, D. de. P. R. de. Sistemas de informações gerenciais: estratégias, táticas, operacionais. São Paulo: Atlas, 2018.

 

Agora é com você!

 

Considerando o contexto anterior e Aula Estudo de Caso, faça o planejamento de um sistema de informação (ERP), contemplando o planejamento dos dados, informações e conhecimentos necessários para diminuir os conflitos departamentais, auxiliar no processo de tomada de decisão e melhorar o relacionamento com os clientes. Desta forma, você deverá preencher a tabela, a seguir, contemplando ao menos três requisitos:


1. No processo de entrada, você deverá inserir os dados referentes a área funcional da empresa. (Dados brutos).

2. A partir da entrada dos dados, as informações são geradas por meio de relatórios para a tomada de decisão. (Categorias de relatórios).

3. No processo de saída do sistema, você deverá explicar o que será feito com as informações geradas de cada umas das áreas da empresa. (Tipo de decisões).


 

Área funcionalDadosInformaçõesConhecimentos“Marketing” e Vendas   Produção e operações   Financeiro   Recursos Humanos   Central de relacionamento com o cliente (CRM).   

Fonte: o Autor. 


Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais