Buscar

resposta

O filósofo suíço Jeân-Jacques Rousseau (1712-1778), uma das principais expressões do movimento iluminista, foi um dos primeiros intelectuais a abordar como tema de reflexão a questão da desigualdade social e suas causas. Segundo Rousseau, na obra Discurso sobre a desigualdade, “o verdadeiro fundador da sociedade foi aquele que primeiro cercou um terreno e lembrou-se de dizer: ‘isto é meu’, tendo encontrado pessoas suficientemente simples para acreditá-lo”. Esta frase sugere que, para o pensador iluminista, a principal causa da desigualdade social seria:

💡 3 Respostas

User badge image

Gilda Barradas

A propriedade privada dos meios de produção.

A descrição feita no enunciado chama-se política dos cercamentos e ocorreu na Inglaterra no século XVIII. Ela expropriou as terras comuns dos senhores exploradas por vassalos, transformando-as em pastos e delimitando seu espaço. Foi um dos motivos (senão o principal) para o surgimento do proletariado.


1
Dislike0
User badge image

Paloma Oliveira

A propriedade privada, que garante a proeminência econômica dos proprietários em relação àqueles que não têm propriedade.

1
Dislike0
User badge image

wallace gamer goku

A propriedade privada que garante a proeminência econômica dos proprietários em relação àqueles que não têm propriedades.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais