Buscar

O Brasil adota a forma federativa desde a Constituição de 1891. Atualmente, utilizamos esta forma de Estado com algumas características peculiares.

O Brasil adota a forma federativa desde a Constituição de 1891. Atualmente, utilizamos esta forma de Estado com algumas características peculiares. Considerando o texto da atual Carta Constitucional, indique as principais características da Federação Brasileira.

💡 2 Respostas

User badge image

Beatriz Araujo

Característica da Federação:

1 – Descentralização política – A constituição prevê poderes políticos para serem concedidos aos entes federados;

2 – Repartição de competência – Garante autonomia entre os entes federativos;

3 – Constituição rígida com base jurídica – A constituição garante a distribuição de competências entre os entes autônomos;

4 – Inexistência de direito de secessão – Não é permitido a separação dos Estados da Federação, havendo tal conduta ensejará a decretação da intervenção federal no Estado;

5 – Soberania do Estado federal – Os estados quando se unem perde a sua soberania, passando a ser autônomos entre si (apenas a União possui soberania);

6 – Intervenção – Em caso de crise, poderá haver a intervenção para assegurar a segurança da Federação;

7 – Auto-organização dos Estados membros – É feita através das constituições de cada Estado membro;

8 – Órgão representativo dos Estados membros – A representação dá-se através do Senado Federal;

9 – Guardião da Constituição – É o STF;

10 – Repartição de receitas – Asseguram o equilíbrio entre os entes federativos.

1
Dislike0
User badge image

diumara araujo ferreira

A primeira Constituição brasileira a consagrar a forma federativa de Estado foi a Republicana de 1891, e, desde então, a forma federativa de Estado foi adotada por todas as Constituições pátrias. O Estado Federal é formado pela união de vários Estados, e possui como características essenciais :

a) Descentralização político-administrativa. Todos os entes da federação brasileira possuem autonomia política (capacidade para inovar a ordem jurídica em determinada matéria) e autonomia administrativa (capacidade para executar o estabelecido por um núcleo central).

b) Participação das vontades parciais na vontade geral. A participação dos Estados-membros na vontade nacional se manifesta por meio do Senado Federal, responsável pela manutenção do equilíbrio federativo.

c) Auto-organização dos Estados-membros. É a capacidade de auto-organização por meio de Constituições próprias. Os Estados federados possuem órgãos próprios para o exercício de suas funções legislativa, executiva e jurisdicional.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais