Buscar

qual é a composição dos discos intervertebrais??

💡 4 Respostas

User badge image

Sabrina B

O disco intervertebral é uma “esponjinha” que fica entre duas vértebras, sendo uma espécie de amortecedor da coluna. Esse disco é formado por um núcleo pulposo arredondado, de consistência gelatinosa semilíquida, composta por mucopolissacarídeos. Este núcleo pulposo tem uma enorme capacidade de reter água.

3
Dislike0
User badge image

Helen Pereira

Composto por anéis fibrosos: região externa e núcleo pulposo: região interna.

1
Dislike0
User badge image

Rico Rodrigues

Estabelecido entre os corpos das vértebras e unido a elas por ligamentos, o disco intervertebral é constituído por dois elementos: o anel fibroso e uma parte central, derivada da notocorda do embrião, e o núcleo pulposo.

O anel fibroso possui uma porção vizinha de tecido conjuntivo denso, no entanto, em sua maior dimensão é formada por fibrocartilagem, onde os feixes de colágeno, formam camadas concêntricas. Mais centralizado no anel fibroso existe um tecido constituído por células arredondadas, espalhadas em um líquido viscoso rico em ácido hialurônico e também possui uma pequena quantidade de colágeno tipo II. No jovem, o núcleo pulposo é maior em relação ao avançar da idade, sendo gradualmente e parcialmente substittúdo por fibrocartilagem.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais