Buscar

O papel do direito em face das teorias contratualistas e anticontratualista?

💡 2 Respostas

User badge image

Dreyfus Telles

No contratualismo radical, a relação de emprego seria efetivada através de um acordo bilateral de vontades, podendo apenas passar a aexistir de fato, depois de se ter firmado, juridicamente, um contrato entre as partes. Em sua fase clássica, no contratualismo pode ser observado que baseia-se nos mesmos preceitos legais estabelecidos pelo Código Civil.

Já a teoria anticontratualista defende que a prestação de serviços no mundo físico é que define as relações jurídicas do trabalho. Não haveria, portanto, qualquer conduta subjetiva na relação jurídica de trabalho, o importante seria a ocupação do trabalhador em algum posto de trabalho da empresa e devendo o empregado respeito e fidelidade ao seu chefe. O fato criador de direitos e obrigações seria sempre objetivo.No contratualismo radical, a relação de emprego seria efetivada através de um acordo bilateral de vontades, podendo apenas passar a aexistir de fato, depois de se ter firmado, juridicamente, um contrato entre as partes. Em sua fase clássica, no contratualismo pode ser observado que baseia-se nos mesmos preceitos legais estabelecidos pelo Código Civil.

Já a teoria anticontratualista defende que a prestação de serviços no mundo físico é que define as relações jurídicas do trabalho. Não haveria, portanto, qualquer conduta subjetiva na relação jurídica de trabalho, o importante seria a ocupação do trabalhador em algum posto de trabalho da empresa e devendo o empregado respeito e fidelidade ao seu chefe. O fato criador de direitos e obrigações seria sempre objetivo.

0
Dislike0
User badge image

Helenice Paulanti

teoria Anticontratualista acredita que na constituição da relação de emprego não há manifestação livre de vontade, não há discussão das cláusulas contratuais, assim, a vontade não concorreria para a formação daquela relação jurídica.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais