Buscar

Tipo de abordagem com enfoque qualitativo e com o enfoque quantitativo de pesquisa.

Como alegam Sampieri, Collado e Lucio (2013), devido às diferentes premissas que dão suporte às várias correntes de pensamento científico e aos diversos marcos interpretativos que possibilitaram diversificados caminhos para a busca do conhecimento, dois principais enfoques de pesquisa se polarizaram a partir do século passado, a saber, o qualitativo e o quantitativo. Especifique as características do tipo de abordagem com enfoque qualitativo e com o enfoque quantitativo de pesquisa.

💡 4 Respostas

User badge image

reinaldo oliveira

 objetivando interpretar fatos. Diz-se que ocorre menor “neutralidade científica”, já que o pesquisador entende que a compreensão dos fatos se dá com sua participação; busca-se o significado social que se atribuem aos fatos; preocupa-se com o nível de realidade não quantificado.

1
Dislike0
User badge image

Samuel Figueredo

Como alegam Sampieri, Collado e Lucio (2013), devido às diferentes premissas que dão suporte às várias correntes de pensamento científico e aos diversos marcos interpretativos que possibilitaram diversificados caminhos para a busca do conhecimento, dois principais enfoques de pesquisa se polarizaram a partir do século passado, a saber, o qualitativo e o quantitativo. Especifique as características do tipo de abordagem com enfoque qualitativo e com o enfoque quantitativo de pesquisa. 

0
Dislike0
User badge image

Analice Cesare

Seguindo o que expõe a Figura 1, devido as diferentes premissas que dão suporte as diferentes concepções e visões de ciência, conforme indicado na Unidade 1 desta Disciplina, é possível vislumbrar a “polarização” de duas abordagens principais para indicar o tipo de abordagem ou direcionamento das pesquisas científicas: o enfoque quantitativo e o enfoque qualitativo de pesquisa (SAMPIERI; COLLADO; LUCIO, 2013). A maneira de se abordar o problema de pesquisa é um dos principais aspectos que determinam a distinção entre as abordagens, ou seja, é a natureza do problema e dos dados que serão coletados, ou ainda, o nível de profundidade, no qual se decide abordar um problema, que vão determinar a escolha pelo enfoque quantitativo ou pelo enfoque qualitativo de pesquisa. Além disso, o objetivo de pesquisa também influencia nessa escolha, por isso, não é válido ao pesquisador apenas indicar que a escolha do enfoque quantitativo, por exemplo, se justifica simplesmente porque a apresentação e análise dos dados inclui a componente numérica. A componente numérica, ou melhor, de quantificação de dados é um aspecto essencial do enfoque quantitativo, mas antes disto, atentar-se pela natureza do problema é primordial para a decisão mais acertada.

O enfoque qualitativo está relacionado à resolução de um problema ou resposta a uma pergunta em que existe uma relação dinâmica entre o pesquisador e o contexto, entre a subjetividade de quem observa e o que faz parte da realidade objetiva que está sendo observada e, por isso, não cabe, em muitos dos casos, a quantificação. A interpretação dos fenômenos e a atribuição de significado, que aceitam com prioridade o uso da subjetividade, sustentam esse enfoque de pesquisa (FARIAS FILHO; ARRUDA FILHO, 2015). Diante disso, os dados na pesquisa qualitativa passam a ser configurados em “Descrições detalhadas de situações, eventos, pessoas, interações condutas, observadas e suas manifestações” (SAMPIERI; COLLADO; LUCIO, 2013, p. 34), não há, por isso, uma manipulação, intervenção direta em relação a como a realidade se apresenta, o enfoque qualitativo avalia o desenvolvimento natural da realidade. A intervenção acontece quando o pesquisado decide de que maneira observar e descrever essa realidade. Diferente do que acontece nas pesquisas quantitativas, no enfoque qualitativo as hipóteses não são testadas, elas podem ser elaboradas ou aprimoradas, inclusive durante o processo de pesquisa, ou seja, o processo de indagação é mais flexível e podem ser movidas entre as respostas e o desenvolvimento da teoria. Os estudos qualitativos não apresentam a pretensão de generalizar probabilisticamente os resultados alcançados para populações mais amplas, nem tão pouco obter amostras amplamente representativas. “[…] as pesquisas qualitativas se baseiam mais em uma lógica e em um processo indutivo (explorar e descrever, e depois gerar perspectivas teóricas). Vão do particular ao geral” (SAMPIERI; COLLADO; LUCIO, 2013, p. 34).

No enfoque quantitativo, a interpretação dos fenômenos acontece, mas esta precisa ser efetivada numa condição comprobatória, ou seja, é preciso comprovar que a realidade que está sendo observada possui determinadas características. Isso se justifica, justamente porque a busca quantitativa ocorre na realidade externa ao pesquisador. Para tal, o enfoque quantitativo de pesquisa representa um conjunto de processos sequenciais, e como dito, comprobatório mediante um padrão previsível, estruturado e com o conhecimento antecipado das decisões críticas a serem assumidas pelo pesquisador. Os estudos quantitativos precisam ser elaborados de maneira objetiva, ou seja, não deve existir, nos fenômenos observados, os temores, as crenças, os desejos e as tendências do pesquisador interferindo nos resultados. Essa necessidade de objetividade e comprovação inerente ao referido enfoque de pesquisa implica em caracterizá-lo como um método que utiliza a coleta e análise de dados para testar hipóteses baseado numa abordagem em que prevalece a quantificação, seja esta por meio da medição numérica ou na análise estatística para estabelecer padrões e comprovar teorias (HENRIQUES; MEDEIROS, 2017; SAMPIERI; COLLADO; LUCIO, 2013). A lógica ou raciocínio dedutivo é o mais coerente para este enfoque de pesquisa, pois, inicia-se com uma determinada teoria para então, a partir dela, derivar expressões lógicas, ou seja, as hipóteses que o pesquisador objetiva testar. A partir disto, “[…] o que se pretende é generalizar os resultados encontrados em um grupo ou segmento (amostra) para uma coletividade maior (universo ou população). E também que os estudos realizados possam ser replicados” SAMPIERI; COLLADO; LUCIO, 2013, p. 31). “No final, o que se tenta fazer com os estudos quantitativos é explicar e prever os fenômenos pesquisados, buscando regularidades e relações casuais entre elementos. Isso significa que a meta principal é a construção de demonstração de teorias (que explicam e preveem) (SAMPIERI; COLLADO; LUCIO, 2013, p. 31). Do exposto, valem ainda as palavras de Sampieri; Collado e Lucio (2013) quando alertam que cada um dos enfoques de pesquisa, tanto o quantitativo quanto o qualitativo, são fundamentais e contribuem de maneira efetiva e notável para o avanço do conhecimento científico:

Nenhum é intrinsecamente melhor do que o outro. São apenas abordagens diferentes para o estudo de um fonômeno. A pesquisa quantitativa nos oferece a oportunidade de generalizar os resultados mais amplamente, ela nos permite ter o controle sobre os fenômenos, assim como um ponto de vista de contagem e suas magnitudes. Também nos proporciona uma grande possibilidade de réplica e um enfoque sobre os pontos específicos desses fenômenos, além de facilitar a comparação entre estudos similares. Já a pesquisa qualitativa proporciona profundidade aos dados, dispersão, riqueza interpretativa, contextualização do ambiente ou entorno, detalhes e experiências únicas. Também traz um ponto de vista “novo, natural e holístico” dos fenômenos, assim como flexibilidade (SAMPIERI; COLLADO; LUCIO, 2013, p. 41, grifo do autor).

De maneira mais pontual, o Quadro 1 apresenta alguns aspectos que auxiliam na delimitação da estrutura de estudos com enfoque qualitativo e quantitativo. Contudo, cabe reforçar que os dois enfoques de pesquisa podem compreender, para além do método de abordagem dedutivo e indutivo, os métodos: hipotético-dedutivo, o dialético e o fenomenológico.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais