Buscar

Estrutura do poder judiciário no Brasil

Eduardo ajuizou uma ação trabalhista contra a União cobrando progressão funcional, cujo valor da causa é equivalente a 40 salários mínimos. A ação teve sua distribuição para a 2ª Vara Federal do Paraná, sendo que o magistrado proferiu decisão interlocutória de ofício com declínio de competência para o Juizado Especial Federal da mesma região, por entender que o local não era adequado para o ajuizamento da ação.

Apresentado o recurso (agravo) sobre a decisão, o recorrente alegou que tanto as decisões sobre a mesma matéria quanto a doutrina amplamente aceitam a possibilidade de a parte que ajuíza a ação escolher entre o Juizado Especial e a Justiça Comum.

Com base nesses fatos, você acredita que Eduardo esteja correto em ajuizar a ação junto à Vara Federal? Explique qual artigo embasa essa decisão e por quê.


Respostas

User badge image

Gelson Borges

Padrão de resposta esperado

Eduardo não está correto, pois, de acordo com o previsto no art. 3° da Lei nº 1.0259/2001, que dispõe sobre a instituição dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais no âmbito da Justiça Federal, compete ao Juizado Especial Federal Cível processar, conciliar e julgar causas de competência da Justiça Federal até o valor de 60 salários mínimos, bem como executar as suas sentenças.

0
Dislike0
User badge image

Márcio Di Lipis

fffggger

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image