Buscar

como ocorre o ciclo do acido citrico?

💡 8 Respostas

User badge image

Juliana Almeida

eu tenho um resumo sobre ele: https://www.passeidireto.com/lista/92805062-bioquimica/arquivo/96305369-resumo-bioquimica-ciclo-de-krebs-etapas-e-enzimas se quiser dar uma olhada!

2
Dislike0
User badge image

Geovanii Filho

ciclo de Krebs inicia-se com a entrada do acetil-CoA produzido anteriormente. O grupo acetil da acetil-CoA reage com o oxaloacetato, um ácido constituído por quatro carbonos, formando o citrato (forma oxidada do ácido cítrico), que é constituído por seis carbonos. A coenzima-A é, então, liberada para se ligar a um novo grupo acetil. A seguir ocorrem reações que causam a degradação do citrato gradualmente. Nesse processo, ocorrem a remoção e a oxidação de dois de seus átomos de carbono, formando CO2. O oxaloacetato é regenerado e pode reagir com outro acetil-CoA, iniciando novamente o ciclo. É importante destacar que cada etapa do ciclo de Krebs é catalizada por uma enzima específica.

À medida que ocorre a oxidação do citrato, energia é liberada e utilizada na produção de moléculas carreadoras de energia. Em cada ciclo, para cada grupo acetil, uma molécula de ADP é convertida em ATP; 3 NAD+ são reduzidas a NADH; a FAD recebe dois elétrons e dois prótons, formando FADH2.

Algumas células animais podem formar também GTP (trifosfato de guanosina). Essa molécula assemelha-se ao ATP, podendo ser utilizada para a produção de ATP ou diretamente pela célula. Considerando que cada molécula de glicose produz dois acetil-CoA, ao final do ciclo de Krebs, terão sido produzidos 6 NADH, 2 FADH2 e 2 ATP.


2
Dislike0
User badge image

Monalisa Barbosa

É o segundo estágio da respiração que ocorre na mitocôndria ( sendo que o primeiro é o glicólise que acontece no citosol), e esse processo advém das seguintes etapas:

Etapa 1- que inicia-se com acetil-CoA ( molécula com dois carbono proveniente do piruvato gerado na glicólise) que se liga a molécula oxalacético promovendo a formação de citato.

Etapa 2- o citrato e transformado em isocitrato.

Etapa 3- a partir do isocitrato obtém-se alfacetoglutarato, acontece também a transformação de NAD em NADH e ocorre liberação do Co2.

Etapa 4- alfacetoglutarato sofrerá oxidação e descarboxilação formando succinil-CoA. Obtêm-se o segundo NADH e Co2

Etapa 5-  formação do  GTP (o GTP é a forma que a energia liberada é conservada) devido a clivagem da succinil-CoA e nesse intermédio ocorre hidrolise das ligações tioéster da succinil-CoA para formar succinato.

Etapa 6-  fumarato é o produto formado além do FADH2 isso pela oxidação do succinato por ação do succinato-desidrogenase.

Etapa 7- terceiro NADH é formado pela sétima reação e também forma-se o malato por hidratação da liga dupla do fumarato, ou seja, ocorre adição de água nessa etapa.

Etapa 8-  novamente tem-se a oxidação que é o malato, produto da reação anterior, proporcionando o oxaloacetato, neste caso é presente a malato-desidrogenase e também formará NADH. Lembrando que oxaloacetato é rapidamente removido pelo citrato sintase para formação de citrato retomando assim o ciclo de Krebs ou ciclo do ácido cítrico.

Obs.: em cada uma dessa etapas tem ação de enzimas possibilitando a ocorrência do processo.





2
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais