Buscar

COMO POSSO DESCREVER RESUMIDAMENTE O CICLO DO ACIDO CITRICO?

💡 3 Respostas

User badge image

Lucas Fabiano

entre no site da usp ribeirao e pesquise na seçao de bioquimica, la tem um resuminho muito bom

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O ciclo do ácido cítrico ( CAC ) - também conhecido como o ciclo TCA ( ciclo do ácido tricarboxílico ) é uma série de reações químicas usadas por todos os organismos aeróbicos para liberar energia armazenada através da oxidação do acetil -CoA derivado de carboidratos , gorduras e proteínas , em trifosfato de adenosina (ATP) e dióxido de carbono .

Além disso, o ciclo fornece precursores de determinados aminoácidos, bem como o agente redutor NADH , que são utilizados em inúmeras outras reações. Sua importância central para muitas vias bioquímicas sugere que foi um dos componentes mais antigos do metabolismo celular e pode ter se originado abiogênicamente.

Embora seja marcado como um "ciclo", não é necessário que os metabólitos sigam apenas uma rota específica; pelo menos três segmentos do ciclo do ácido cítrico foram reconhecidos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais