Buscar

AV1 - Modelagem e sistemas

A Feira de Tecnologia de Hannover (Alemanha), de 2012, apresentou diversos conceitos no que tange a evolução da tecnologia e o que poderia ser esperado dela nos próximos anos.

Nesta feira, foram exibidos projetos, novidades e diversas aplicações nos diversos setores da indústria, da saúde e da economia, bem como a presença marcante de empresas de softwares, que levaram o conceito de CAD/CAM à sério. E foi também nesta feira que foi apresentado pela primeira vez o conceito de Indústria 4.0, marcando uma nova era da tecnologia no mundo, com avanço da automação mundial, uso de softwares e sensores inteligentes, Internet das Coisas (IoT, do inglês Internet of Things) e da ampliação da capacidade de conectividade (FEIRA..., 2018). Ou seja, a internet está cada vez mais presente na vida das pessoas; para o mundo atual, é uma necessidade. Isso serve também desde o operário de chão de fábrica até o gestor, que pode realizar o controle e monitoramento das ações em sua casa ou quando está viajando a negócios.

Um exemplo disso é a modelagem de sistemas e a sua presença na vida do gestor industrial. Poder acompanhar em telas de sistemas supervisórios, no celular, smartphonepalmtopnotebook etc.

Em Basseto (2019), há diversos softwares que possuem a capacidade de modelagem, de simulação, de avaliação e, ainda, de propor a gestão do processo de manufatura, gestão das ordens de serviço, ordens de manutenção, tarefas, estratégias de logística, controle estatístico, além do acompanhamento em tempo real das ações da indústria, como ferramentas para a nova era tecnológica da Indústria 4.0.


💡 1 Resposta

User badge image

Molgado

Em um sistema de uma planta industrial, principalmente os que têm diversas entradas e saídas. É comum que muitas entradas ou saídas sejam controladas por CLP e sistemas digitais de controle distribuído (SDCD), este, por exemplo, remete ao controle distribuído, tanto de entradas quanto de saídas, e pode, também, fazer um aglomerado desse controle em um elemento central, ele pode funcionar de uma forma estável, as respostas de saída (indicadores dos sensores) podem estar próximas do valor desejado (preset) ou dentro da variação de tolerância. Pode-se associar os processos contínuos a processos infinitos ou que, porventura, sofram alteração conforme a variação do tempo. Por essa razão, para se comprovar a estabilidade de um sistema, faz-se a modelagem. Alguns softwares como o Matlab, Octave e Scilab são voltados para o cálculo numérico e integram facilidades para o cálculo com matrizes, processamento de sinais, elementos finitos, inteligência artificial e construções de gráficos. Esses softwares podem ser acrescidos de funcionalidades para resolução de uma atividade específica.


2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais