Buscar

P1 PROVA

Ao elaborarmos um texto, precisamos ter em mente que estamos escrevendo para alguém. Seja um texto literário, acadêmico, publicitário, técnico ou comercial, a redação sempre apresenta alguém que escreve (emissor) e alguém que o lê (receptor). O que o emissor escreve é a mensagem. O elemento que conduz o discurso para o receptor é o canal (no nosso caso, imagine que é o papel). Os fatos, objetos ou imagens, bem como os juízos ou raciocínios que o emissor expõe ou sobre os quais discorre constituem o referente. A língua que o emissor utiliza (no nosso caso, a língua portuguesa) constitui o código.

Assim, por meio de um canal, o emissor transmite ao receptor, em um código comum, uma mensagem, que se reporta a um contexto ou referente.

Com base nisso, considere as afirmativas abaixo:

I. Em uma montanha, um índio se comunica com outra tribo por meio da fumaça de uma fogueira. Nessa situação, o canal utilizado para transmitir a mensagem é a fumaça.

II. Em uma partida de futebol, após uma falta, o juiz levanta um cartão vermelho em direção ao jogador que a cometeu. Nessa situação, a expulsão do jogador é a mensagem transmitida.

III. No trânsito de uma cidade, o guarda apita e levanta a palma da mão em direção aos carros em um cruzamento. Nessa situação, o código utilizado é a língua portuguesa.

Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas:

Escolha uma opção:

I e a III são verdadeiras.

Apenas II é verdadeira.

I e a II são verdadeiras.

Apenas III é verdadeira.

I, II e III são verdadeiras.

💡 7 Respostas

User badge image

PulpNix Produções

Apenas a II é verdadeira.

0
Dislike0
User badge image

Agata Boiba

II

0
Dislike0
User badge image

null

II
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais