Buscar

TEMAS CONTEMPORÂNEOS EM PSICOLOGIA - IBMR

A atuação da Psicologia em políticas públicas envolve um alinhamento com as fundamentações legais acerca do contexto de trabalho. No caso dos serviços voltados às crianças e adolescentes, o principal documento legal é o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), aprovado pela Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. O art. 5º do ECA afirma que “[...] nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais” (BRASIL, 1990).

Fonte: BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências.

Brasília: DOU, 1990.


Sobre o ECA e seu impacto no trabalho de psicólogas(os) que atuam no Sistema de Garantia de Direitos à Criança e Adolescentes, assinale a opção correta.



  1. O ECA não apresenta pressupostos sobre violência contra crianças e adolescente no âmbito familiar, dada a competência da família em disciplinar seus filhos sem interferência do Estado.
  2. Ameaças e violência psicológica não são consideradas pelo ECA, já que seu impacto no desenvolvimento infantil é reduzido, quando comparado à violência física.
  3. O ECA revela que sempre houve prioridade no cuidado das crianças no cenário jurídico brasileiro.
  4. O ECA inaugura a Doutrina da Proteção Integral, que põe a criança e o adolescente como prioridade ao Estado. A Psicologia, por conseguinte, deve acompanhar essa priorização na sua atuação.
  5. As violências perpetradas contra crianças e adolescentes são de ordem judicial, não cabendo à Psicologia prestar assistência a esses sujeitos, dada a inexistência de serviços com essa responsabilidade.


💡 5 Respostas

User badge image

Ingrid Caroline

O ECA inaugura a Doutrina da Proteção Integral, que põe a criança e o adolescente como prioridade ao Estado. A Psicologia, por conseguinte, deve acompanhar essa priorização na sua atuação.

2
Dislike0
User badge image

Judite Tais Silveira Fagundes


resposta certa:

O ECA inaugura a Doutrina da Proteção Integral, que põe a criança e o adolescente como prioridade ao Estado. A Psicologia, por conseguinte, deve acompanhar essa priorização na sua atuação.

0
Dislike0
User badge image

Marcos Andre

O ECA inaugura a Doutrina da Proteção Integral, que põe a criança e o adolescente como prioridade ao Estado. A Psicologia, por conseguinte, deve acompanhar essa priorização na sua atuação

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais