Buscar

alguém pode me auxiliar com exemplos de ética e não ética na piscologia a respeito da religião sou do 1 e queria ajuda de um aluno mais experiente!?

💡 3 Respostas

User badge image

Rebéca Busquetti Fogaça

De acordo com código de ética do psicólogo, no que diz respeito à religião:

Art. 2. - “ é vedado ao psicólogo induzir a convicções religiosas durante o exercício profissional, da mesma forma que é impedido o proselitismo político, de orientação sexual, ideológico ou filosófico durante o seu trabalho”

Exemplo antiético- Maria Adelaide é uma “psicóloga cristã” e ao longo das sessões, ficou sabendo que uma paciente segue uma religião de matriz africana. Após isso tentava fazer com que a paciente se atentasse para os princípios de sua religião, sugerindo que seus problemas estavam relacionados à falta de fé no “Deus verdadeiro”.

Exemplo ético- não induzir e nem utilizar de recursos no seu trabalho de princípios religiosos. Manter a neutralidade, compreender e respeitar os princípios que não são seus. Se guiar por técnicas profissionais e reconhecidas pela ciência e não por princípios pessoais.
0
Dislike0
User badge image

Kerolin Silva

Exemplo de ética em respeito a religião é respeitar na crença que o outro acredita, não impor o que você como terapeuta crê e atuar da maneira mais neutra possível, mas não fugindo do que é esperado da nossa profissão.

Exemplo: Uma mãe procura psicoterapia para o filho diz que ele está vendo coisas e precisa de auxilio. Na anamnese a mãe diz que o filho relata ver o avô, que sente a presença dele e o menino diz que ele conversa com ele. A mãe diz ser espirita e que acredita que ele vê, mas a escola pediu que fosse encaminhado para um psicólogo.

Como atuar de forma ética neste caso: Investigar o caso desse menino, o que a figura do avô representa e se necessário encaminhar para uma avaliação do estado mental, sem agredir a religião que a mãe acredita.

Como não atuar de forma ética: Dizer a mãe que também acredita e fala para a mesma ir a um centro espírita, pois você também é desta religião.

Ou que a religião não existe e que a mãe está sendo negligente de pensar assim.

Veja bem, embora o terapeuta acredite na religião citada pela mãe, o ''ver'' o avô poderá ter outras interpretações.

0
Dislike0
User badge image

Psicologia e afins

Tem que olhar o Código de ética dos psicólogos.
Vou dar alguns exemplos:
Psicológa (o) sugerir ao usuário de serviço público ou para os próprios clientes frequentarem determinada igreja ou usar determinado objeto para "cura". Dizer que o cliente está doente porque saiu da igreja ou que a igreja evangélica (ou qualquer que seja) é o caminho correto a ser seguido.
Tem muitos outros exemplos na literatura e estudos de caso.
0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais